Artigos

Trabalho de faculdade: Técnicas para pesquisar e apresentar um projeto de qualidade

Trabalho de faculdade

Um trabalho de faculdade é um documento formal onde se articula e se organiza uma proposta de investigação acadêmica. Esse tipo de projeto serve como um roteiro para o trabalho que está por vir e deve responder basicamente a três questões: o que pesquisar; por que pesquisar; e como pesquisar. A elaboração de um projeto de pesquisa exige muito trabalho, persistência e paciência, pois requer planejamento e uma lógica interna onde o objeto de estudo, o problema, os objetivos, os procedimentos metodológicos e o referencial teórico devem dialogar entre si.

Principais aprendizados

  • Um trabalho de faculdade é um documento formal que articula uma proposta de investigação acadêmica.
  • A elaboração de um projeto de pesquisa requer planejamento, persistência e paciência.
  • O projeto deve responder às questões: o que pesquisar, por que pesquisar e como pesquisar.
  • Todos os elementos do projeto, como objeto de estudo, problema, objetivos, metodologia e referencial teórico, devem estar em sincronia.
  • A redação acadêmica é fundamental para o sucesso do trabalho de faculdade.

O que é um projeto de pesquisa?

Um projeto de pesquisa é um documento fundamental para a realização de um trabalho acadêmico. Nele, articula-se e organiza-se uma proposta de investigação, servindo como um roteiro para o trabalho que está por vir. Esse documento deve responder basicamente a três questões principais: o que pesquisar, por que pesquisar e como pesquisar.

Passos para elaborar um projeto de pesquisa

A construção de um projeto de pesquisa requer planejamento e envolve 10 passos principais:

  1. Escolha do tema
  2. Definição do objeto de estudo
  3. Formulação do problema de pesquisa
  4. Elaboração de hipóteses
  5. Estabelecimento de objetivos
  6. Justificativas e relevância
  7. Procedimentos metodológicos
  8. Referencial teórico
  9. Previsão de cronograma
  10. Indicação de recursos necessários

Escolha do tema

O primeiro passo para a elaboração de um projeto de pesquisa é a escolha do tema. Trata-se ainda de uma definição genérica do que você pretende estudar. Embora seja difícil eleger um tema inteiramente original, o que confere originalidade ao tema é a abordagem dada a ele, e não o tema em si. Portanto, não se preocupe em estudar algo que outras pessoas estão investigando, o importante é ter uma pergunta-guia e abordar o tema de forma inovadora.

Definição do objeto de estudo

Se o tema é genérico, o objeto de estudo deve ser específico. Dessa forma, na passagem do tema (genérico, amplo) para o objeto de estudo (específico, restrito), o projeto de pesquisa começa a tomar forma, delimitando-se e distinguindo-se de outras investigações. Isso ajuda a manter o foco da pesquisa, evitando que o pesquisador se perca no meio do caminho. Uma boa recomendação é colocar o tema em um contexto particular, definindo o tempo e o espaço do objeto de estudo.

Formulação do problema de pesquisa

Uma ideia que vai servir de base para um projeto de pesquisa parte, geralmente, de uma pergunta (ou várias perguntas). Essa “pergunta inicial” pode levar a outras perguntas (secundárias) e surge o que se chama de problema de pesquisa. É importante insistir nessa tarefa e formular perguntas que despontam na sua cabeça, pois essa é uma parte importante do projeto de pesquisa. Algumas dicas para a formulação do problema de pesquisa são: verificar se o problema é passível de ser elucidado em uma pesquisa acadêmica, se é original, se é possível resolvê-lo no prazo estipulado e se a pesquisa tem relevância científica e social.

Trabalho de faculdade: Etapas cruciais

Quando se trata de elaborar um projeto de pesquisa de qualidade para a faculdade, existem etapas fundamentais que não podem ser negligenciadas. Nesta seção, vamos explorar alguns dos aspectos mais críticos que devem ser abordados com atenção e cuidado.

Estabelecimento de objetivos

Os objetivos deixam claro aquilo que você quer realizar de maneira efetiva. Eles compreendem uma instância mais prática da pesquisa, configurando sua própria execução, como metas que devem ser rigorosamente cumpridas. Os objetivos dividem-se em dois níveis: objetivo geral, que define a dimensão macro da pesquisa; e objetivos específicos, que apontam a dimensão micro da pesquisa e estão ligados ao objetivo geral, complementando-o.

Justificativas e relevância

Neste tópico, deve ser revelada a pertinência da pesquisa, sua relevância científica e social, bem como as motivações que levaram a escolhas como o tema, a delimitação do objeto de estudo, as opções metodológicas, entre outros aspectos. É importante que o pesquisador tenha clareza e consciência sobre cada decisão tomada, sabendo a importância de cada passo dado para o propósito que busca alcançar.

Procedimentos metodológicos

Este ponto representa a operacionalização da pesquisa, ou seja, como o estudo vai ser colocado em prática. Cabe fazer uma descrição detalhada dos métodos e técnicas que serão adotados pelo pesquisador. É preciso ter em mente o objeto de estudo, o problema de pesquisa e os objetivos (geral e específicos) para escolher os procedimentos metodológicos adequados. Além disso, é importante verificar se a pesquisa exigirá registro em comitê de ética.

Referencial teórico

O referencial teórico integra os autores com os quais você irá “conversar” durante seu percurso de pesquisa. Esses autores vão “iluminar” sua análise, de modo que é da relação dialética e dialógica entre teoria e empiria que a realidade é explicada. É importante escolher bem os autores com quem você vai “conversar”, conhecendo sua escola de pensamento teórico, o contexto da obra, entre outros aspectos. Não acrescenta em nada à pesquisa escolher apenas autores que reiteram o que você pensa, sendo importante também se opor a determinados autores e expor os argumentos.

Etapas do projeto de pesquisa

Ao cumprir essas etapas com rigor e dedicação, você estará no caminho certo para desenvolver um projeto de pesquisa de excelência para sua faculdade.

Conclusão

A conclusão de um trabalho de faculdade representa a finalização do processo de pesquisa, onde o pesquisador deve apresentar os principais resultados obtidos e sua interpretação sobre eles. Nesta etapa, é fundamental que o pesquisador revise todo o conteúdo, a formatação e a citação das referências, de acordo com as normas ABNT, para garantir a qualidade e a originalidade do trabalho.

Além disso, o pesquisador deve ficar atento para não incorrer em plágio, sinalizando devidamente todas as fontes consultadas. Com o projeto de pesquisa bem estruturado e a conclusão redigida de forma clara e embasada, o estudante estará apto a apresentar um trabalho de faculdade de excelência.

Ao finalizar a conclusão, o pesquisador deve se certificar de que todas as etapas do projeto foram cumpridas com êxito, garantindo assim um trabalho de faculdade completo e de alta qualidade.

Links de Fontes

Deixe um comentário