Artigos

tipos de tcc

tipos de tcc A expressão monografia é utilizada nos círculos acadêmicos para designar uma variedade de trabalhos escritos. Quando é falada em sentido amplo (lato senso), pode representar desde uma comunicação técnica até uma tese de doutorado. Em seu sentido restrito (stricto senso), refere-se a um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que está dentro dos padrões da ABNT e tem um elemento de complexidade e profundidade, cujos resultados foram analisados estatisticamente, sendo necessária uma conclusão bem sucedida para o nível de graduação.

 

A expressão “tese” é usada no mundo acadêmico para se referir a uma série de trabalhos escritos. Quando usada em um sentido amplo (lato sensu), pode se referir desde uma comunicação técnica até uma tese de doutorado. Em um sentido restrito (stricto sensu) representa um Projeto Final no final de um curso acadêmico, cujos resultados foram tratados estatisticamente e aprovados por seu professor como um requisito educacional, antes de se formar.

 

O termo “monografia” se refere a uma ampla gama de publicações acadêmicas e técnicas. Em termos gerais, pode se referir a qualquer trabalho escrito, como um artigo, relatório ou teses, mas num sentido mais restritivo, refere-se ao que é conhecido em português como um trabalho ao final dos cursos (TCC), que são padronizados pela ABNT e incluem um certo nível de complexidade e profundidade, cujos resultados foram submetidos a tratamento estatístico e avaliação.

 

As figuras, tabelas e quaisquer outros materiais relevantes devem ser descritos no parágrafo anterior ao seu aparecimento.

 

Se você quiser entrar em uma universidade brasileira e o departamento de admissões exigir um TCC, você precisará cumprir as diretrizes exigidas. Para garantir que você não fique aquém da marca de um trabalho acadêmico, oferecemos algumas dicas sobre como escrever uma boa tese:

 

Os TCCs normalmente seguem uma certa estrutura. Eles devem, por exemplo, incluir uma Introdução e Conclusão, assim como métodos, resultados e discussão. Cada seção deve ser claramente numerada para facilitar a leitura. A Introdução é usada para dar uma base sobre o tópico em investigação e explicar como o estudo foi projetado.

 

A expressão “monografia” é empregada dentro do mundo acadêmico para se referir a uma variedade de trabalhos escritos. Quando aplicada em um sentido amplo (lato sensu), pode representar desde um comunicado técnico até uma tese de doutorado. Em seu sentido mais estrito (stricto sensu), representa uma Tese de Graduação (TCC), que segue as normas da ABNT e tem certa complexidade, bem como tratamento estatístico, e requer aprovação para a obtenção de um diploma de graduação.

 

A expressão “tese” é utilizada no mundo acadêmico para designar uma série de trabalhos escritos. Quando usada em sentido amplo (sentido latino), poderia representar desde um relatório técnico até uma tese de doutorado. Em um sentido mais restrito (sentido estrito), representa um Trabalho Curricular Final (TCP), que as normas da ABNT prescrevem com certa complexidade, profundidade e tratamento estatístico para a aprovação do diploma de graduação.

 

É importante tornar o texto fácil de ler e estruturado. Não deixe linhas em branco na parte superior ou inferior de uma página, e evite iniciar novas seções em seu último parágrafo e ter gráficos, tabelas e outros documentos de apoio aparecendo em novas páginas.

 

As figuras e tabelas devem ser referidas no parágrafo antes de aparecerem.

 

Imagens, tabelas e outras imagens devem ser mencionadas previamente no texto do parágrafo em que aparecem.

 

Ao escrever um documento no LaTeX, é importante utilizar o ambiente correto. Se você pular este primeiro passo, isso pode levar a problemas mais tarde. Por exemplo, uma figura pode não aparecer quando inserida tardiamente no documento. Para evitar este problema, certifique-se de que seu formato inclua todos os elementos no início do texto.

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!