Artigos

Sequencia de um tcc

Aqui tentaremos apresentar a sequencia de um tcc e responder à pergunta mais frequente entre os estudantes: Como escrever um TCC? De fato, se você tem esta pergunta, você vê o TCC como um quebra-cabeça a ser montado por meio dos vários argumentos que você levanta em sua pesquisa bibliográfica. Portanto, de forma direta e rápida, lhe diremos como montar seu TCC de acordo com as normas da ABNT.

Como estudante, você pode ter a impressão de que escrever um TCC é confuso e complicado. De fato, se você tem esta pergunta, você vê o TCC como um quebra-cabeça a ser montado por meio dos vários argumentos que você levanta em sua pesquisa bibliográfica.

Estrutura e sequencia de um tcc

Antes de falarmos sobre cada um deles, é importante listar estes elementos na ordem em que serão apresentados em seu TCC: capa (elemento externo), coluna (elemento externo), página de título (elemento pré-textual), página de aprovação (elemento pré-textual), dedicação (elemento pré-textual), agradecimento (elemento pré-textual), epígrafe (elemento pré-textual), resumo (elemento pré-textual), lista de ilustrações (elemento pré-textual), lista de abreviaturas e acrônimos (elemento pré-textual), lista de tabelas (elemento pré-textual), lista de símbolos (elemento pré-textual) e resumo (elemento pré-textual).

Um elemento pré-textual é um componente da sequencia de um tcc onde um texto escrito que fornece informações sobre a parte principal do documento, tais como título, autor, assunto, edição e publicação, entre outros.

CAPA: A capa é um elemento da sequencia de um tcc externo obrigatório que deve conter dados de identificação do trabalho acadêmico, tais como: nome do autor (em maiúsculas), título do trabalho e subtítulo (se houver) no centro, na parte inferior da capa, o nome da cidade e do país. A coluna também deve conter dados de identificação: título, subtítulo e data. 

Para tornar seu TCC mais fácil de encontrar, um elemento externo opcional que permite uma melhor identificação do trabalho acadêmico por aqueles que o procuram em uma prateleira de biblioteca, por exemplo. A coluna vertebral de seu TCC deve conter as seguintes informações: título, subtítulo (se houver) e data.

A página de título é um elemento pré-textual obrigatório que contém as seguintes informações sobre o TCC: nome do autor; título; subtítulo (se houver); natureza do trabalho: tipo de trabalho (TCC, tese de mestrado, dissertação de doutorado, etc.), objetivo (obter um bacharelado, um mestrado, um doutorado), nome da instituição, nome do curso; cidade e ano em que o trabalho foi submetido.

A folha de aprovação é um elemento da sequencia de um tcc do pré-textual obrigatório que deve conter as seguintes informações: data de aprovação, nome completo dos membros do conselho examinador, e local para assinatura do membro. Além disso, deve-se observar que a folha de rosto, como estrutura do TCC obrigatório, é normalmente fornecida por sua instituição de ensino superior (IES).

Mais elementos da sequencia de um tcc

Para preparar seu TCC, você deve preencher todos os elementos da sequencia de um tcc. Você tem que preencher o título, resumo e palavras-chave para que outros estudiosos possam encontrar facilmente sua pesquisa. Em terceiro lugar, há uma seção dedicada a referências que nos permitem citar todos os materiais (livros, artigos) que usamos para nossa pesquisa. Finalmente, é obrigatório falar sobre os reconhecimentos: Devem ser destacadas as pessoas que nos ajudaram durante nossos estudos ou os colegas que nos deram opiniões sobre nosso trabalho.

A dedicatória é um breve texto que deve conter as palavras com as quais você gostaria de homenagear e dedicar seu TCC a alguém. Além disso, observe que este elemento opcional pré-textual não afeta o número de páginas de seu trabalho científico; portanto, se você quiser mencionar algo nele, nenhum dano será feito. Aconselhamos que você não mencione detalhes pessoais sobre sua vida ou problemas nela contidos.

A epígrafe é um elemento pré-textual opcional. Portanto, deve ser mencionado que a epígrafe é uma frase de outro autor, ou uma estrofe de um poema, ou uma peça musical que o inspirou a fazer sua pesquisa. O mais importante ao utilizar uma epígrafe é garantir que haja uma conexão com o tema de seu trabalho.

Deixe um comentário