Artigos

resumo academico exemplos

Uma das atividades comunicativas que realizamos com mais frequência é o ato de resumir. A cada momento estamos recontextualizando algo de uma forma mais sintética do que a original. Portanto, o resumo se torna um gênero textual muito comum e pode variar, mesmo de acordo com a formalidade do contexto. E assim temos o resumo academico exemplos.

O que são e como aplicar um resumo academico exemplos

Os resumo academico exemplos são textos que resumem um texto mais amplo, que pode ser um texto, um capítulo de um livro, um artigo ou o que for necessário para ser resumido. Os resumos nos permitem compreender e compreender rapidamente o que é um texto ou para onde ele nos tem levado. Neste sentido, eles podem ser considerados como um instrumento ou tecnologia de resumo, cujo objetivo principal é facilitar o processo de compreensão de leitura.

Embora pareça que preparar um resumo seja uma das coisas mais simples que podemos fazer, não é tão simples quanto parece. O primeiro passo para preparar um resumo que efetivamente transmita a essência do que queremos é ler o texto fonte cuidadosamente, sem apressar. Ler e reler cada parágrafo duas vezes pode nos ajudar a entender o que o autor disse sobre o que ele quer dizer. Tendo feito isso, devemos ser capazes de resumir essas informações de forma correta e precisa, extraindo as ideias principais (com seu desenvolvimento) e eliminando qualquer material desnecessário ou secundário.

A qualidade de um resumo academico exemplos está, entre outras coisas, ligada ao domínio do texto original, ou seja, quanto mais sabemos sobre o tema, o autor e, especialmente, como o texto explora o assunto, maior a possibilidade de produzir um bom resumo – e com menos dificuldade.

A maioria das pessoas usa várias técnicas para resumir quando escrevem: selecionam as ideias centrais, omitem detalhes sem importância e opiniões erradas e tornam suas ideias mais concisas, retrabalhando declarações com generalizações (ou seja, combinando diferentes tópicos de frases cujas ideias são repetidas). No entanto, neste estudo descobrimos que existe uma relação entre algumas destas estratégias e a compreensão dos estudantes sobre o que significa o resumo academico exemplos do texto. Outros estudos demonstraram que os estudantes não necessariamente os conhecem ou os utilizam em seus trabalhos escolares.

O reconhecimento e a extração da ideia central de um texto é fundamental para resumi-lo. Podemos fazê-lo por: – Seleção de ideias centrais: após ler o texto pelo menos duas vezes, precisamos identificar e remover as ideias centrais. Isto requer uma compreensão completa do texto, para que quando produzimos nosso resumo não nos percamos; – Eliminação das ideias secundárias: Imagine que temos uma cópia a lápis do texto fonte e começamos a apagar algumas partes do mesmo. 

Em certas passagens ele fala, além destas contribuições, sobre a história da Linguística antes de Chomsky, os trabalhos deste estudioso na área política e as críticas à perspectiva Chomskyan sobre a língua – agora, todos estes tópicos podem ser removidos sem comprometer a ideia central. Assim, reduzimos um texto de várias páginas a algumas linhas; – Re-elaboração de declarações com paráfrases que generalizam várias informações particulares:

Como fazer um resumo academico exemplos

O resumo é uma ferramenta que foi desenvolvida ao longo do tempo para destacar as principais ideias de seu texto fonte e torná-lo adequado para diferentes públicos ou para aqueles que têm pouco tempo disponível. Como tal, um resumo consiste em extrair, resumir ou extrair os pontos-chave de um texto mais longo e reescrevê-los como uma unidade. Cabe a nós não apenas identificar as ideias principais, mas também representá-las da forma mais precisa possível. É por isso que os alunos de primeira classe sempre prestam atenção na aula, o que mais tarde os ajuda a produzir bons resumos. Em outras palavras, esta ferramenta ajudará você a desenvolver sua capacidade de pensar criticamente.

Um resumo academico exemplos é uma breve descrição do trabalho, limitado a um máximo de 500 palavras. Este texto deve ser estruturado de forma lógica, estruturado por cabeçalhos e subtítulos, para que os leitores possam ver antecipadamente sobre o que será o conteúdo. Quanto às palavras-chave, recomenda-se que sejam bem escolhidas, para que sejam padronizadas e específicas, ajudando a indexar o trabalho em repositórios acadêmicos e seus respectivos mecanismos de busca; pode valer a pena consultar trabalhos similares ao seu e observar quais são as palavras-chave mais utilizadas.

Ao escrever seu exemplos de resumo academico, é importante fornecer um resumo academico exemplos claro e conciso do resumo em seus parágrafos do corpo. O resumo é a primeira seção de seu trabalho e fornece um instantâneo do que você encontrou em sua pesquisa. A fim de transmitir este resumo eficazmente, você precisará explicar claramente informações como: hipótese ou questão de pesquisa; principais assuntos examinados; principais metodologias utilizadas; e quaisquer resultados ou descobertas notáveis.

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!