qualitativa O termo “monografia” é usado nos círculos acadêmicos para se referir a uma série de trabalhos escritos. Em um sentido amplo (lato sensu) pode representar tudo, desde um relatório técnico até uma tese de doutorado. Em sentido estrito (stricto sensu), refere-se a uma Tese de Mestrado que deve passar por certos critérios e ser aprovada pela universidade ou organização universitária graduada antes de ser aceita como preenchendo os requisitos de graduação.
O termo “Monografia” é usado no mundo acadêmico para designar uma ampla gama de trabalhos escritos. Quando se fala amplamente (lato sensu), pode representar tudo, desde um relatório técnico até uma dissertação.
As monografias, em termos acadêmicos, referem-se a uma série de trabalhos escritos. Elas podem cobrir toda a gama desde a comunicação técnica até as teses.
Este artigo tem como objetivo fornecer uma visão geral sobre a importância da qualidade na pesquisa, através de um ponto de vista crítico baseado nas idéias e sugestões de vários autores (Fetterly et al., 2015; Sampaio, 2015). Para atingir este objetivo, começaremos apresentando alguns pontos sobre como melhorar a qualidade e legibilidade do texto; em segundo lugar, destacaremos algumas recomendações para a organização e redação de artigos científicos; finalmente, investigaremos alguns aspectos relacionados às análises quantitativas.
Há algumas dicas importantes que você precisa conhecer para melhorar a aparência de seu trabalho e sua estrutura.
As monografias não são normalmente objeto de revisão por pares, embora algumas sejam publicadas em forma de livro independente. O termo “monografia” pode se referir a uma monografia histórica, que é um trabalho acadêmico publicado como parte de uma série; um livro didático que se destina ao uso por estudantes e professores; ou um trabalho acadêmico original sobre um tema.
A expressão “monografia” é usada no mundo acadêmico para designar uma série de trabalhos escritos. Quando usada em seu sentido amplo (lato senso), pode representar desde um relatório técnico até uma dissertação de doutorado. Em seu sentido estrito (stricto senso), representa uma Tese de Graduação (TCC) de acordo com as normas da ABNT, com alguma complexidade e profundidade, cujos resultados foram submetidos a tratamento estatístico, cuja aprovação é um requisito para a obtenção do nível de graduação. É bom ter em mente alguns pontos para melhorar a estética do trabalho e a sistematização.
A expressão monografia é utilizada nos círculos acadêmicos para designar uma variedade de trabalhos escritos. Quando usada em seu sentido mais amplo, ela pode se referir a qualquer coisa, desde uma comunicação técnica até uma dissertação de doutorado. Em seu sentido estrito, representa um Plano de Trabalho conforme as normas da ABNT, com alguma complexidade e profundidade, cujos resultados foram estatisticamente analisados e aprovados; esta aprovação é um pré-requisito para se graduar. Alguns pontos são importantes para melhorar a qualidade estética de seu trabalho e organizar-se melhor:
Na academia, a palavra ‘monografia’ é usada para designar uma variedade de obras escritas. Quando se fala amplamente (lata senso), ela pode representar qualquer coisa, desde um relatório técnico até uma tese de doutorado.
Ao dar uma olhada no preâmbulo do ensaio acadêmico, vale notar que a escrita acadêmica tem algumas características peculiares. Ela deve ser rigidamente formal, estritamente impessoal e absolutamente correta. Uma das regras básicas da redação acadêmica é evitar a palavreado. Além disso, não se trata apenas de eliminar palavras e frases redundantes, mas também de escrever de forma concisa, de modo a manter a clareza. Não se esqueça de que seus leitores são pessoas que só manterão os olhos no texto se o acharem interessante, digno e relevante para as necessidades futuras.
Uma dissertação de doutorado é uma longa e complicada redação acadêmica que requer muita disciplina e esforço por parte do autor. Uma dissertação é geralmente a última etapa do doutorado e antes de sua apresentação precisa ser revisada várias vezes pelo supervisor e por examinadores externos.
Todas as pesquisas qualitativas envolvem a investigação das pessoas e de seu comportamento. Isto inclui seus pensamentos, sentimentos e idéias ou opiniões. A pesquisa qualitativa é diferente da pesquisa quantitativa na medida em que se concentra na compreensão da experiência e expressão humanas e não em medidas objetivas. Ela pode ser usada para compreender uma ampla gama de questões, incluindo problemas sociais como crime, saúde e educação; questões culturais como relações com a natureza ou práticas religiosas; questões organizacionais como métodos de trabalho; preocupações com a vida privada como relações de gênero ou redes pessoais; atividades de lazer como passatempos ou esportes; e mais