Motivar para Estudar
Às vezes, ter que estudar e recuperar leituras atrasadas parece uma chatice. Pode ser opressor porque, junto com o estudo, pode vir uma onda de perguntas onde você duvida de si mesmo em um nível pessoal com pensamentos como:
‘’Será que entendo essas leituras?”
‘’Serei capaz de escrever algo interessante e relevante?’’
‘’Vou fazer a coisa certa?’’
‘’Sou bom o suficiente para fazer isso?’’
‘’Outros parecem estar mais por dentro das coisas do que eu’’
‘’E se eu me sair mal?’’
Esses pensamentos são sutis, mas podem levar a sentimentos difíceis que interferem na motivação. Portanto, para gerar essa motivação, você pode tentar algumas da seguintes opções:
1. Reconheça sua resistência e sentimentos que são conflitantes com a sua motivação
Pode ser útil anotar esses sentimentos ou pensamentos e depois deixá-los de lado para que você possa estudar.
2. Não fuja
Evitar o trabalho pode fazer você se sentir desanimado. Isso é emocionalmente mais desgastante do que ter que passar pela frustração de estudar.
3. Não se culpe por procrastinar de vez em quando
Tente se conscientizar do hábito e, gentilmente, volte à tarefa mais cedo ou mais tarde.
4. Tente entender melhor seu método de estudo
O que tornará mais fácil para você trabalhar? Todos estamos sujeitos a experiências agradáveis e é natural que tenhamos tendência para evitar tarefas e afazeres incómodos e áridos. Portanto, tente tomar sua experiência de estudo o mais interessante possível.
5. Não questione suas habilidades
Não se rebaixe comparando-se com outros.
6. Visualize-se começando
Sente-se e trabalhe, mesmo que seja por apenas 20 minutos. Veja começar como um processo paralelo, como um avião em uma pista. Você pode começar devagar, mas ainda assim vai decolar!
7. Concentre-se na tarefa em mãos
Priorize as tarefas mais importantes e evite multitarefa.
8. Comunique a outras pessoas quaisquer dificuldades e/ou o que você pretende fazer
Isso pode ajudá-lo a se envolver com o processo e identificar as tarefas importantes. A comunicação/ externalização pode ajudá-lo a se comprometer com objetivos imediatos e você também poderá descobrir outros pontos de vista e dicas.
9. Use uma abordagem de tempo limitado em que você agenda suas tarefas
Perguntei a si mesmo ‘‘quanto posso alcançar nas próximas 2 horas?’’ em vez de ‘‘posso concluir todas as tarefas?’’ Desta forma, você não fica tão sobrecarregado com o volume de estudos que precisa fazer.
10. Lembre-se de que estudar pode ser desafiador e tirá-lo da sua zona de conforto
Pense na caminhada na montanha Kilimanjaro: não é fácil e pode até ser desconfortável, mas o prazer vem quando você começa a ver a vista de cima, sente o ar fresco e, quando chegar ao destino, terá uma sensação de realização e satisfação. Concentre-se no resultado e não na luta para chegar lá.
TCC: o que é?
Para que o assunto seja entendido plenamente, vamos começar pelo conceito básico: o que significa TCC na faculdade.
O TCC, que significa Trabalho de Conclusão de Curso, é uma avaliação que acontece quando a graduação está chegando ao fim. Ele tem o objetivo de fazer com que o aluno coloque no papel tudo o que aprendeu até o momento, desde o início dos estudos. Assim, é possível saber se tudo foi absorvido e entendido corretamente.
O TCC é uma parte muito importante de qualquer curso, pois o aluno que se esforça para fazê-lo da maneira correta coloca seu próprio conhecimento à prova e vê por outro ângulo como foi a própria evolução durante todo o processo de aprendizagem, o que pode ser muito gratificante e animador!
Agora que você entendeu o que é TCC, como se sente?
É importante lembrar de que nada é tão difícil quanto parece. Apesar de parecer muito desafiador, o TCC é ótimo para fortalecer ainda mais o conhecimento do aluno e prepará-lo para colocar seu aprendizado em prática!