Artigos

Modelos de fichamento de resumo

Modelos de fichamento de resumo é uma descrição textual do conteúdo de um artigo. Um resumo deve ser entendido como uma chave importante para definir o que vamos ler no texto. É por isso que deve ser bem escrito e comunicar claramente o que o resto do trabalho irá desenvolver. Um resumo deve incluir informações relevantes sobre quantas palavras são necessárias para um trabalho bem sucedido? Em alguns casos, pode ser apenas uma ou duas frases (incluindo palavras-chave). Outra coisa que torna um resumo eficaz é sua introdução: ele deve ter sua própria estrutura, que difere daquela encontrada nos papéis e isto geralmente é feito dividindo-o em subtítulos.

Em conclusão, modelos de fichamento de resumo pode nos dar uma ideia do que esperar da leitura do texto completo e até mesmo servir como ponto de referência ao iniciarmos nossa pesquisa sobre vários tópicos em nível universitário.

Utilidade de modelos de fichamento de resumo

Os modelos de fichamento de resumo é um gênero textual com suas próprias particularidades. Em relação aos seguintes estilos, ele se apresenta como uma reflexão mais específica e concisa sobre o conteúdo da obra. Um fichamento pode ser formado por frases soltas, enquanto um resumo deve ser um texto contínuo com coesão e coerência em sua organização. Ao contrário dos estilos acima, a revisão é um gênero ainda mais divergente, pois é feita com o objetivo de despertar o interesse do leitor na leitura da obra.

Você sabia que embora tenham semelhanças, resumos e revisões são gêneros textuais com suas próprias particularidades? Enquanto a descrição é composta de trechos do texto, transcritos ou não literalmente, o resumo é feito com suas explicações, reiterando as ideias do texto principal, mas sem utilizar suas frases.

Ao escrever um trabalho de pesquisa, é importante citar corretamente as fontes. Quando você lê um artigo ou livro, como você pode se lembrar do que o autor escreveu ou disse? Ter uma citação ajuda você a articular sua fonte e ajuda os outros a localizá-la. Isto tornará sua escrita mais confiável também. Quando você estiver lendo textos acadêmicos para um assunto, há duas formas principais de citar artigos: citações em texto (que mostram onde mais no texto você fez referência a este trabalho), e referências (que são fornecidas no final do artigo).

A estrutura básica de um arquivo é muito simples, pois está dividida em um cabeçalho e um corpo (ou parte principal). O cabeçalho deve indicar a bibliografia. O corpo principal do texto recuperará a estrutura informativa do texto, que pode variar de acordo com o formato adotado.

Elementos de modelos de fichamento de resumo

A fim de tornar os modelos de fichamento de resumo o mais semelhante possível ao texto original, é necessário usar o seguinte estilo. A citação deve ser incluída entre aspas duplas, com o número da página em que a frase se encontra entre parênteses. A transcrição deve ser textual e não esquemática; caso uma palavra tenha sido omitida, ela deve ser indicada por três pontos entre parênteses […] e se houver adições ou comentários, eles também devem ser colocados dentro destes parênteses [ ]. 

É importante não acrescentar novas informações ou incluir opiniões ou avaliações pessoais nesta seção do documento, que deve conter apenas uma reprodução exata do que aparece no texto citado. Se houver erros ortográficos, não os corrija, mas escreva-os entre parênteses (sic), indicando que são erros que você encontrou no próprio texto fonte.

Há três tipos de modelos de fichamento de resumo: citação direta, condensada e seletiva. Na citação direta, é necessário colocar o nome do autor no início de cada citação, incluindo o nome completo e a data de publicação; em seguida, colocar entre parênteses o número da página da qual o extrato foi retirado. Em contraste com esta situação, se houver erros ortográficos ou gramaticais, eles devem ser copiados exatamente como aparecem no texto original.

Ao citar os documentos, é bom indicar a página de onde vem a citação com seu número entre parênteses. Ao copiar palavras omitidas ou por outros motivos, use três pontos […] colocados entre parênteses.

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!