Artigos

Modelo de resumo academico

Na escrita científica, os resumos fazem parte da rotina do estudante. Mas você já ouviu falar de um modelo de resumo academico, resumo expandido e de um resumo simples? Estes dois tipos de resumos são provavelmente bastante desconhecidos para os estudantes, que passam a maior parte do tempo com livros didáticos e notas de palestra.

O que é?

Um modelo de resumo academico é uma breve descrição dos objetivos ou hipóteses de um estudo, assim como sua metodologia e quaisquer conclusões principais, com o objetivo de fornecer informações suficientes para que um leitor interessado possa decidir se gostaria de ler o relatório completo.

Um resumo é uma breve descrição de um documento que relata seus principais resultados. De acordo com a NBR 6028 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), um resumo é uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. Ele deve trazer os objetivos, métodos e conclusões sobre o documento analisado, fazendo o leitor do resumo decidir se a leitura do texto é pertinente ou não. De acordo com esta definição, os resumos podem ser críticos, indicativos ou informativos. 

Os resumos críticos são aqueles escritos por especialistas, que fazem uma análise crítica de um documento. Por esta razão, eles também são conhecidos como resenhas. Os resumos indicativos indicam os pontos principais de um documento e, portanto, precisam se referir ao documento original”. A estrutura de um resumo pode ser dividida em seis parágrafos: Objetivos, Pode ser descartado. Metodologia, Pode ser descartado. Resultados e discussão, Pode ser descartado. Conclusão, Pode ser descartado. Referências ou bibliografia, Tem que conter todas as referências incluídas no original. Abreviaturas (se houver), Tem que ser citada no início do resumo.

A estrutura dos modelo de resumo academico de documentos da ABNT, assim como a escolha do vocabulário, deve ser consciente e consistente. A escolha das palavras deve ser baseada em sua clareza e consistência, concentrando-se nos registros científicos. Ao escrever um texto abstrato, recomenda-se não utilizar adjetivos ou advérbios que não descrevam ou expliquem especificamente observações ou resultados; seu propósito é resumir informações fornecidas por outras pessoas. 

Se um determinado texto contém relatórios de periódicos especializados amplamente conhecidos na comunidade abordada (por exemplo: SEMYRA), os autores podem optar por citar essas referências. A estrutura de um resumo acadêmico segue um esquema geral, que inclui e enfatiza o objetivo da pesquisa, as metodologias utilizadas para alcançar este objetivo e seus resultados.

 

Como usar como base um modelo de resumo academico

A maioria dos estudantes acha o trabalho em pesquisa científica muito difícil, portanto não é de se admirar que eles precisem de ajuda de modelo de resumo academico para aproveitar ao máximo seu tempo e suas habilidades. Este ensaio resume todos os cursos de ação para escrever um resumo, o que significa pesquisa interdisciplinar e como ela funciona, como aplicar conhecimentos de diferentes disciplinas em um projeto, como identificar corretamente suas fontes, o que faz um bom projeto interdisciplinar.

O número de palavras em um modelo de resumo academico varia de acordo com se será publicado em um artigo de revista ou revista científica, assim como algumas outras considerações. Os resumos de artigos e relatórios técnicos têm geralmente entre 100 e 250 palavras, enquanto as dissertações têm uma extensão entre 150 e 500 palavras. Os resumos de periódicos têm geralmente entre 50 e 100 palavras. A ABNT recomenda que você verifique as diretrizes de sua instituição antes de enviar um resumo acadêmico.

Os modelo de resumo academico são um resumo das principais ideias de um artigo e sua importância. O objetivo dos resumos científicos é analisar o conteúdo proposto em um artigo. Para isso, pode ser útil utilizar termos de outras disciplinas ou de outros idiomas (se necessário). Na prática, existem dois tipos de resumos: simples e expandidos. Embora seja mais longo, a principal diferença está na estrutura e no fato de que compara um trabalho com outros autores no campo científico. Em outras palavras, são necessárias referências para criar um resumo ampliado.

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!