Artigos

Modelo de fichamento

Modelo de fichamento é uma técnica de formatação de um texto em folhas. Os tópicos são formados com as partes importantes do conteúdo, coletando citações ou formando análises. Em outras palavras, é um formato muito prático! Por esta razão, o modelo de fichamento é normalmente utilizado como suporte na construção de trabalhos mais densos que requerem muita leitura prévia. Afinal, é fácil encontrar em um único lugar as citações que você precisa, o autor, o livro e a página.

O que é modelo de fichamento

Você já teve a necessidade de colocar todas essas leituras interdisciplinares em um só lugar? E não apenas colocá-las lá, mas organizar as ideias e os autores que são citados em uma única fonte que seria fácil de encontrar? Ou simplesmente criar uma bibliografia anotada?

Você deve criar uma bibliografia ou um esboço de todos os artigos que você ler. Afinal, ela pode tornar seu estudo mais prático e acessível, compilando as principais ideias de suas leituras em um só lugar. Como o nome indica, resumir é a técnica de formatação de um texto em folhas. Assim, os tópicos são formados com as partes importantes do conteúdo, reunindo citações ou formando análises. Em outras palavras, trata-se de um formato muito prático!

 Por esta razão, o resumo é normalmente utilizado como suporte na construção de obras mais densas que requerem muita leitura prévia. Afinal, é fácil encontrar em um único lugar as citações que você precisa, o autor, o livro e a página. Resumir é um excelente método para organizar as referências de sua pesquisa, mas também é uma maneira eficaz de criar materiais de estudo informais. Em outras palavras, ele pode ser usado como uma ferramenta para encontrar facilmente tudo o que você precisa em um só lugar.

O modelo de fichamento é um dos primeiros passos da escrita acadêmica, pois nos permite organizar nossas ideias de uma forma mais estruturada. Por exemplo, resumir um livro ou artigo de revista pode tornar seu estudo mais prático e acessível compilando as principais ideias de suas leituras em um só lugar. O conteúdo é reunido sob tópicos que são formados com as partes importantes do conteúdo, reunindo citações ou formando análises.

Em outras palavras, o resumo é um formato ideal para material que requer muita leitura prévia. Afinal, é fácil encontrar em um só lugar todas as citações necessárias, o nome do autor e do livro, número de página e ano de publicação.

Modelo de fichamento, para que serve?

No início é uma tarefa fácil, embora você não tenha que seguir nenhum padrão específico. O básico é que você tenha uma tabela na qual você escreve os dados da obra (autor, título, cidade e editora), e então você deixa espaço para as citações com seus respectivos números de página. Mas há também um modelo de fichamento mais completo onde você pode adicionar seus comentários sobre cada citação, o assunto do material pesquisado, dados como link e data acessados caso tenha sido consultado na Internet. 

O modelo de fichamento é uma breve e precisa declaração sobre o conteúdo principal de um texto. Um resumo não deve ter mais de duas linhas e não deve exceder 250 caracteres (além disso, deve ser dividido em vários parágrafos). O objetivo do resumo é facilitar a comunicação entre pessoas que falam idiomas diferentes, ou entre aqueles que usam terminologias diferentes, ou que precisam ter uma ideia de um documento sem ter que ler tudo isso.

Se você a seguir cuidadosamente, ela ajudará seus leitores a entender o que você fez e como o fez, pois eles poderão ver o processo descrito em grande detalhe. No trabalho científico, você deve citar o material onde obteve suas informações. Há dois tipos principais de citações: a citação em texto e a citação da lista de referência.

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!