Artigos

Modelo de fichamento textual

O modelo de fichamento textual é uma técnica que consiste em apresentar as principais ideias contidas em um texto. Ele pode servir para organizar uma apresentação, ou simplesmente como um método de estudo pessoal. Por este motivo, também é chamado de “esboço”. Quando você tiver determinado seu tópico, faça anotações em uma folha de papel separada para que você possa se concentrar nele. Leia o texto novamente e leve apenas as idéias que representam o tema principal do texto. É importante concentrar-se nesta questão em sua totalidade para não confundir com outras idéias.

O que é modelo de fichamento textual

Para fazer uma classificação de modelo de fichamento textual, você deve ter o primeiro contato com o texto, lendo-o brevemente. Esta leitura dinâmica o ajudará a se situar e saber do que se trata o conteúdo do texto que você pretende descrever. Após esta primeira impressão, faça várias leituras. Ao fazer isso, reúna as principais informações de forma organizada e extraia citações com indicações apropriadas de onde elas podem ser encontradas nos textos. Isto pode ser feito manualmente em cartões ou em suporte de computador.

Com um foco claro e uma estrutura organizada, você deve ser capaz de escrever um artigo sobre um assunto em um curto espaço de tempo. No entanto, não apresse o processo. É importante entender o que você está lendo e como ele se relaciona com seu tema de pesquisa. Desta forma, você pode definir corretamente o escopo de seu projeto para que saiba quais informações serão incluídas e quais não serão relevantes.

O primeiro passo de fazer um modelo de fichamento textual é reunir as informações que você precisa e fazer um esboço. Distinguir títulos de ideias, argumentos de apoio ou análises, que serão abordados mais tarde. Você deve ter uma ideia clara do que deseja que seu trabalho seja antes de tentar escrevê-lo.

Um modelo de fichamento textual bibliográfico é parte integrante da publicação acadêmica, especialmente na área das ciências. É uma lista de referências em um artigo que se refere a fontes utilizadas para o texto. Uma bibliografia é uma lista completa das publicações utilizadas. Uma citação bibliográfica é uma entrada feita em um artigo ou livro para mostrar todas as informações necessárias para identificar e localizar, ou referir-se a uma determinada fonte. Uma citação é um exemplo de uma coisa estar relacionada a outra; quando se refere ao trabalho de outro escritor, é chamada de “citação”.

Como fazer um modelo de fichamento textual

Há três tipos de citação: citação, citação textual, e citação bibliográfica. Uma citação é uma coleção de frases importantes em um texto. Elas devem ser transcritas entre aspas para garantir que façam sentido. As idéias também devem ser organizadas de acordo com a ordem em que aparecem no texto. Este tipo de citação também é chamado de citação de leitura ou citação de conteúdo. A citação é o tipo de citação mais utilizado na escrita acadêmica. Consiste em uma coleção das frases mais importantes citadas em um texto. Por este motivo, elas devem ser transcritas entre aspas.

Deve-se ter especial cuidado para garantir que as citações do modelo de fichamento textual façam sentido, especialmente quando partes de frases são omitidas. Neste caso, deve-se usar elipses entre parênteses […] ou parênteses (…). O conteúdo da ancoragem textual resume os principais pensamentos contidos no texto, concentrando-se naquilo que é essencial para trazer à tona suas próprias ideias de uma maneira natural e simples. As notas devem cumprir a regra egráfica, caso não apareçam como estavam no texto original. Isto é, se você quiser criar um parágrafo de seus próprios argumentos sobre algum assunto, então você deve dizer o que o autor disse sobre esse assunto antes de expor suas ideias pessoais.

Como iniciante, leva tempo para se acostumar a ler e escrever nova literatura científica. Mas à medida que você se torna mais experiente, há várias maneiras de estruturar sua escrita para que os leitores tenham um tempo fácil para entender o conteúdo. Uma dessas estruturas é chamada de Resumo. O resumo contém informações de alto nível sobre o projeto de pesquisa e geralmente aparece no início de artigos ou livros relacionados à produção científica.

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!