Artigos

Modelo de fichamento pronto

Um modelo de fichamento pronto não é uma referência bibliográfica completa, mas um resumo organizado daquilo que foi estudado. Desta forma, você poderá facilmente identificar e utilizar os elementos mais relevantes que você reuniu ao explorar o tema de sua tese em outros livros ou lendo a web. Você pode resumir as informações que encontra de diferentes maneiras. Você pode simplesmente escrever as principais ideias ou fazer listas de perguntas, fatos e opiniões, mas também pode escrever um resumo do texto de outra pessoa.

 

Como fazer um modelo de fichamento pronto

O modelo de fichamento pronto é uma breve e precisa declaração sobre o conteúdo principal de um texto. Um resumo não deve ter mais de duas linhas e não deve exceder 250 caracteres (além disso, deve ser dividido em vários parágrafos). O objetivo do resumo é facilitar a comunicação entre pessoas que falam idiomas diferentes, ou entre aqueles que usam terminologias diferentes, ou que precisam ter uma ideia de um documento sem ter que ler tudo isso.

O método de escrever um trabalho de termo será muito útil para qualquer estudante que tenha que escrever sobre o assunto, mostrando muita leitura e pesquisa. É também muito mais informativo, porque quando você se cita um texto de um trabalho de autor, é mais provável que você não tenha copiado nada acidentalmente.

Há várias razões para citar os dados que encontramos em nossa pesquisa. A principal delas é que é um padrão internacional a ser seguido por todos os professores ao redor do mundo ao escrever um ensaio ou qualquer outro tipo de trabalho. É difícil acreditar que haja apenas uma maneira de fazer as coisas, mas na verdade, o padrão da ABNT foi criado precisamente para unificar todos os formatos de texto usados no mundo todo…

A metodologia de um modelo de fichamento pronto de pesquisa é um processo que ajuda os pesquisadores a organizar seu pensamento e sua escrita de forma sistemática. Se você a seguir cuidadosamente, ela ajudará seus leitores a entender o que você fez e como o fez, pois eles poderão ver o processo descrito em grande detalhe. No trabalho científico, você deve citar o material onde obteve suas informações. Há dois tipos principais de citações: a citação em texto e a citação da lista de referência. Para uma citação in-text, use um número sobrescrito para citar citações diretas de outro escritor e inclua tanto o sobrenome do autor como o ano de publicação. A lista de referência contém todas as fontes citadas em seu trabalho, organizadas pelos sobrenomes de seus autores.

Elementos de um modelo de fichamento pronto

No início é uma tarefa fácil, embora você não tenha que seguir nenhum padrão específico. O básico é que você tenha uma tabela na qual você escreve os dados da obra (autor, título, cidade e editora), e então você deixa espaço para as citações com seus respectivos números de página. Mas há também um modelo mais completo onde você pode adicionar seus comentários sobre cada citação, o assunto do material pesquisado, dados como link e data acessados caso tenha sido consultado na Internet. Há também campos para colocar onde o material foi armazenado: se foi na biblioteca de sua faculdade ou universidade e assim por diante).

As citações são uma das partes mais importantes de um artigo científico de modelo de fichamento pronto. Elas nos permitem saber de onde vem a informação, o que por sua vez nos permite verificar a exatidão e a confiabilidade do que estamos lendo. Além disso, uma boa bibliografia é um indicador da qualidade e profissionalização do trabalho de pesquisa que tem sido feito. Modelo de fichamento pronto.

É importante ser sistemático em nossas pesquisas e citar as fontes ou autores das informações que utilizamos. Também é fundamental que registremos todas essas referências para que sejam facilmente acessíveis, especialmente se quisermos saber mais sobre as pesquisas ou citações de uma pessoa que se relacionam com um determinado aspecto da história.

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!