Artigos

Modelo de fichamento de textos

A fiche é o ato de registrar os estudos de um livro e/ou texto. A modelo de fichamento de textos de trabalho em que é possível para ajudar o estudante, além da facilidade na execução de trabalhos acadêmicos, a assimilar conhecimentos. Segundo vários autores, a fiche deve conter esta estrutura: cabeçalho indicando assunto e obra de referência, ou seja, autor, título, local de publicação, editora e ano de publicação. Existem modelo de fichamento de textos de tipos básicos de fichamentos: fichamentos bibliográficos, fichamento de resumo ou conteúdo e fichamento de citação. Cada professor pode seguir um modelo de fichamento, levando em conta que não existe nenhum modelo pronto e/ou determinado. Assim, os modelos aqui propostos são sugestões.

Com dificuldade de fazer seu modelo de fichamento de textos? Venha para compre TCC

O modelo de fichamento de textos é uma tarefa importante que é utilizada em qualquer pesquisa científica. De fato, os fichamentos são fundamentais quando se trata de escrever um trabalho de literatura que requer uma referência teórica. Estes documentos ajudam a “atualizar” o conhecimento do tema em questão e podem até ser usados como um “assistente” na organização da próxima documentação. Entretanto, estes documentos também podem ser úteis para aqueles que querem melhorar suas habilidades de escrita ou simplesmente querem coletar dados para pesquisas futuras.

Quando se trata de escrever trabalhos de pesquisa e ensaios, muitas vezes os estudantes se encontram presos no meio do nada. Modelo de fichamento textual é uma coisa importante. A orientação não ensinou a fazer um pesquisa, analisar e chegar a uma conclusão? Não se esqueça: nada é feito sem convicção. Muitos perdem o sono, arrancam os cabelos em frustração e não conseguem nem mesmo passar dos últimos semestres na faculdade.

Há três tipos de modelo de fichamento de textos: citação, textual e bibliográfico. Quintana e Tessaro (2011) afirmam que um fichamento consiste em transcrever as citações mais importantes de um texto, mas nunca deve mudar seu significado ou o contexto no qual elas são enquadradas. Fichamento a documentação fútil orientada aos dados que são relevantes para o contexto de referência e o tema especificado. Em particular, o fichamento é uma forma especial de descrição de tópicos específicos.

Tipos de modelo de fichamento de textos

O modelo de fichamento de textos é uma ferramenta utilizada pelo leitor para se familiarizar com o texto. Esta tarefa é particularmente útil em cursos quando os alunos leem textos e capítulos mais de uma vez, para que possam entender melhor, e não precisam reler todas as passagens destacadas. A maioria das formas de escrita acadêmica envolve o uso de múltiplas fontes. Quando você toma notas sobre o que outros escreveram, estas se tornam suas citações. Uma citação deve apontar para onde você descobriu a informação.

Para fazer um fichamento, você deve ter o primeiro contato com o texto através de uma leitura inicial. Esta leitura dinâmica lhe servirá para estabelecer e saber do que se trata o conteúdo que você deseja indexar. Leia várias vezes a partir de então. Ao fazer isto, reúna algumas informações importantes de forma organizada e extraia citações com uma menção de onde elas podem ser encontradas em seus textos. A parte mais importante de qualquer pesquisa é compreender o tópico que você está pesquisando. Ao fazer sua pesquisa, você deve obter o máximo de informações possíveis. Isto será usado mais tarde na formulação de suas ideias e argumentos em um ensaio ou projeto escrito.

Fichamento de citação consiste na reunião das frases mais importantes citadas em um texto. Por isso, é preciso ser cuidadoso para que as citações façam sentido e com reticências entre colchetes ou parênteses quando estiver inserindo uma palavra na citação que não esteja presente nem nas primeiras palavras nem no final da frase.

Fichamento textual ou de resumo: esse tipo de fichamento pode ser feito em diversos formatos, mas geralmente consiste na reunião das ideias principais do texto evitando a transcrição de citações. É muito importante que as frases estejam bem formadas, respeitando palavras sublinhadas e após as datas entre parênteses (…).

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!