Artigos

Modelo de fichamento de artigo

Articular o conhecimento é crucial para um bom aprendizado, especialmente porque proporciona uma boa base para a recordação e organização. Modelo de fichamento de artigo (ou resumo) é uma excelente ferramenta que pode ajudá-lo a organizar as ideias de um livro ou artigo. Em resumo, o fichamento é uma forma de descrever as principais ideias e palavras-chave de qualquer texto ou artigo.

Uma excelente maneira de ajudar os estudantes a adquirir novos conhecimentos é desenvolver suas próprias técnicas de estudo. Uma dessas técnicas é chamada fichamento, que ajuda os estudantes a organizar as informações que encontram e a compreendê-las melhor.

Elementos de um modelo de fichamento de artigo

Ser instruído por um professor é uma ótima maneira de aprender, mas não é a melhor. Para compreender plenamente o que está sendo ensinado, é importante ir além do que o professor e seu programa de estudos podem oferecer. Os textos ou livros de fichamento são uma técnica de estudo pessoal que pode contribuir muito para adquirir novos conhecimentos e organizar diferentes conhecimentos que você tem sobre qualquer campo de estudo.

O seguinte post apresenta alguns exemplos de modelo de fichamento de artigo, com foco no primeiro exemplo. O objetivo é mostrar o que é esperado neste tipo de trabalho de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que usamos na Unicamp. As referências são sempre feitas no final deste tipo de estudo e não estão incluídas aqui. Não esqueça: as citações devem ser citadas onde aparecem, e não apenas numeradas sequencialmente. Elas devem ter pontuação para distingui-las de outros textos, incluindo pontos, vírgulas e parênteses (entre parênteses).

Para entender como e por que uma pesquisa científica é organizada, devemos primeiro levar em conta as diferentes fases que estão nela. Isto significa que, uma vez que o início tenha sido feito, ninguém pode mudar seus componentes iniciais. Neste post, mostraremos exemplos de artigos científicos com alguns detalhes “por trás dos bastidores”.

Para poder reproduzir uma página de modelo de fichamento de artigo, você deve primeiro considerar seu design. Por exemplo, o desenho de uma página: Citação na parte superior esquerda da página com a citação bibliográfica completa do texto utilizado. Na parte superior direita, títulos e subtítulos. No centro, as informações coletadas (este conteúdo pode variar). A localização deste texto também é indicada abaixo, no lado esquerdo.

Escrevendo um modelo de fichamento de artigo

Usar um modelo de fichamento de artigo é um método de estudo que ajuda você a organizar melhor seu material, para torná-lo mais disponível e fácil de entender. Ele consiste em escrever os conceitos e vocabulário de cada parágrafo ou seção, em uma única página. Desta forma, você pode se concentrar em qualquer informação de sua escolha, a qualquer momento, sem ter que procurá-la em outra parte do livro ou tomar notas.

A ficha bibliográfica serve para resumir as referências bibliográficas ou textos de escritores, autores, volumes e páginas dos quais você extraiu informações sobre seu próprio trabalho. A ficha de conteúdo se refere ao resumo dos resultados reais da pesquisa. Como qualquer documento, ela tem uma introdução e uma conclusão. Um modelo de fichamento de artigo de citação contém trechos de citações, declarações do autor ou diagramas ou imagens tiradas da fonte original. Este tipo de fiche é usado quando se quer fazer uso das obras de outras pessoas à sua maneira, ou seja, “apropriadas” (referência). Ficha de opinião significa refletir sobre o que descobrimos nos trabalhos de pesquisa: Quem são os protagonistas? O que aconteceu? Onde isso aconteceu? Por que aconteceu?

A pesquisa é o processo de investigação sistemática e avaliação através da observação, estudo e experiência. O objetivo da pesquisa é responder a uma pergunta específica ou resolver um problema. Para atingir este objetivo, você deve executar corretamente todos os aspectos de seu processo de pesquisa. Use os exemplos abaixo para ajudá-lo a evitar armadilhas comuns ao conduzir uma pesquisa.

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!