Artigos

metodologia tcc exemplo

metodologia tcc exemplo A expressão “monografia” é utilizada no mundo acadêmico para designar uma série de obras escritas. Quando se diz em sentido amplo (latitude sensu), pode representar desde uma nota técnica até uma tese de doutorado. Em seu sentido mais estrito (stricto sensu) representa um Trabalho submetido ao Ensino Médio ou Bacharelado, com certa complexidade e profundidade, cujos resultados passaram por um tratamento estatístico e cuja aprovação é um pré-requisito para a obtenção do nível de graduação. Observe que alguns pontos são importantes para melhorar a estética do trabalho e a sistematização.

 

A expressão ‘monografia’ é usada na academia para se referir a uma ampla gama de tarefas de escrita. Quando expandida em escopo (latino sensu), pode representar um relatório acadêmico, uma revista técnica ou uma tese de doutorado. Em um sentido mais limitado (stricto sensu), o termo refere-se apenas a um “Trabalho de Conclusão de Curso” (TCC), que segue as normas da ABNT e atende a requisitos mais elevados para análise estatística e apresentação.

 

Dentre outras coisas, o trabalho de conclusão de curso (TCC) é aquele em que o estudante demonstra ao seu orientador, e depois à comunidade universitária, o seu conhecimento e domínio sobre uma determinada área do conhecimento; revela qualidade intelectual e capacidade de pesquisa; contribui com elementos teóricos e acurada análise dos problemas identificados.

 

É importante controlar o número de linhas vazias no texto, assim como os pontos inicial e final de cada seção. Embora não seja obrigatório, as figuras, tabelas e outros elementos devem ser mencionados mais cedo do que aparecem.

 

Quando a palavra “Bachelor’s Degree” é usada para se referir ao grau mais alto que um programa acadêmico concede, ela deve ser seguida por seu tipo (BA, BS, etc). Não é possível fazer um bacharelado com duas ou três graduações ao mesmo tempo. O bacharelado é concedido apenas em uma área de conhecimento e especialização.

 

Embora os TCCs não sejam o mesmo que as dissertações, eles compartilham algumas semelhanças. A principal semelhança entre os dois é que ambos são escritos acadêmicos cujo objetivo é explorar um determinado tópico ou explicar um de seus aspectos.

 

A expressão ‘monografia’ é usada no meio acadêmico para designar uma ampla gama de obras escritas. Quando usada em seu sentido mais amplo (latus sensu), pode se referir a qualquer coisa desde um resumo técnico até uma tese DPhil, enquanto que quando usada em seu sentido restrito (stricto sensu) refere-se a um Exame de Conclusão de Trabalho, que adere às normas da ABNT, é mais complexa e envolve um tratamento estatístico dos resultados e cuja aprovação é um requisito para a obtenção de seu nível de graduação.

 

Na linguagem acadêmica, o termo “monografia” é usado para significar uma série de obras escritas. Em seu sentido amplo, ele pode se referir a comunicações técnicas, tais como white papers e boletins informativos, através de dissertações de doutorado. Em seu uso mais específico, refere-se a um trabalho de termo ou projeto final que deve atender a certos padrões acadêmicos e foi submetido a análise estatística. A conclusão deste curso é necessária para que os alunos possam obter seus diplomas.

 

A sigla TCC significa “Trabalho de Conclusão de Curso”. É um projeto com um aspecto mais técnico e que no Brasil é chamado de “Monografia”. O objetivo desta pergunta era conhecer as diferenças entre o sentido amplo e o sentido estrito destes termos.

 

Algumas considerações são importantes para melhorar a qualidade do trabalho:

 

A fim de tornar seu TCC mais atraente e claro, fornecemos algumas diretrizes sobre como escrevê-lo.

 

Quando se está trabalhando em um papel, ou pensando em começar um, pode ser difícil saber quais regras de estilo devem ser seguidas. Alguns exigem formatação específica de você, e outros podem pedir que você use certos símbolos ou cite vários tipos de fontes.

Deixe um comentário