Um mestrado em design de interiores é um programa de pós-graduação que ensina aos alunos design de interiores – a arte de transformar o espaço de trabalho vivo em um ambiente mais eficaz, para uso diário. O objetivo é tornar o cenário resultante mais atraente para todos. A diferença entre design de interiores e decoração de interiores é que o design de interiores planeja a funcionalidade e a usabilidade do espaço disponível, enquanto a decoração de interiores busca tornar o ambiente atraente sem se preocupar tanto com o planejamento e a usabilidade do ambiente.
O programa de mestrado ensina sobre o espaço e os vários aspectos do espaço, como escala, configuração, fontes de luz, cores, materiais e proporções e como esses aspectos estão relacionados ao desempenho técnico de uma configuração. Os graduados de um programa de mestrado em Design de Interiores podem exercer suas habilidades tanto em empresas do terceiro setor quanto no setor privado, pois a vocação está em alta demanda tanto nas empresas quanto pelos proprietários.
Principais aprendizados
- O mestrado em design de interiores ensina a transformar espaços em ambientes eficientes e atraentes.
- O design de interiores se diferencia da decoração, pois planeja a funcionalidade e usabilidade do espaço.
- O programa aborda aspectos-chave do espaço, como escala, configuração, iluminação, cores e materiais.
- Os formados podem atuar tanto em empresas quanto no mercado privado, pois a demanda é alta.
- Escolher um foco de pesquisa relevante é essencial para um trabalho de mestrado de sucesso.
Entendendo o design de interiores
O termo “design de interiores” ganhou definição oficial no final da década de 1990, quando o Ministério da Educação e Cultura (MEC) estabeleceu os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico – Área de Design. Até então, a área era conhecida como “decoração”, “arquitetura de interiores” ou simplesmente “design”. A profissão de designer de interiores abrange muito mais do que a antiga decoração, pois envolve o desenvolvimento e a execução de projetos para áreas internas de residências, estabelecimentos comerciais, indústrias, embarcações, veículos e muito mais.
O designer de interiores é responsável por elaborar plantas, elevações e perspectivas para apresentar aos clientes, além de especificar produtos, orçar, contratar profissionais e empresas, gerenciar obras e supervisionar a execução dos trabalhos. Portanto, a diferença entre design e decoração é que o design de interiores é uma profissão muito mais abrangente e complexa, envolvendo diversas áreas de atuação do designer de interiores.
Definição | Profissão | Diferença Design e Decoração | Campos de Atuação |
---|---|---|---|
O termo “design de interiores” foi oficializado no final da década de 1990 | O designer de interiores tem uma abrangência maior do que o decorador | O design de interiores é uma profissão muito mais abrangente e complexa | Residências, comércio, indústrias, embarcações, veículos e muito mais |
Com essa compreensão do que é o design de interiores, podemos entender melhor a importância e as responsabilidades dessa profissão.
Trabalho de faculdade em design de interiores
Ao cursar um programa de trabalho de faculdade em design de interiores, os alunos têm a oportunidade de se aprofundar em diversos aspectos da profissão. O currículo básico de Competências e Habilidades exigido pelo MEC para a formação do Designer de Interiores inclui disciplinas fundamentais, como Desenho Livre, Desenho Técnico, Leitura e Interpretação de Projetos e Desenho Arquitetônico.
Além disso, os estudantes também exploram tópicos como Concepção de Projeto de Interiores, Projeto Executivo, Especificações e Teoria da Cor. Esses conhecimentos preparam o aluno para atuar no planejamento e desenvolvimento de projetos diversos, desde residenciais, lojas, hotéis e clínicas, até estandes e projetos comerciais.
Durante sua pesquisa universitária, os futuros designers de interiores também aprendem sobre Perspectiva Artística, Perspectiva Isométrica, História da Arte, História do Mobiliário e Teoria da Decoração. Isso lhes permite prestar assessoria na escolha de móveis e objetos de arte, além de criar editoriais e montar seu próprio escritório de design de interiores ou trabalhar em escritórios de arquitetura.
A redação acadêmica, como monografias, dissertações e teses, também faz parte do currículo, preparando os alunos para trabalhos de conclusão de curso, estudos de caso e projetos de pesquisa na área de design de interiores.
Disciplinas Obrigatórias | Competências Desenvolvidas |
---|---|
Desenho Livre | Habilidades de representação gráfica |
Desenho Técnico | Interpretação e produção de projetos técnicos |
Projeto Executivo | Planejamento e desenvolvimento de projetos |
Teoria da Cor | Conhecimento sobre a aplicação de cores em interiores |
Com esse sólido currículo em design de interiores, os alunos adquirem as competências e habilidades necessárias para se destacarem no mercado de trabalho, seja atuando como profissionais liberais ou em empresas especializadas.
Conclusão
O mestrado em design de interiores representa uma oportunidade valiosa para aprofundar seus conhecimentos e desenvolver habilidades essenciais para a sua atuação profissional. Ao longo do programa, você terá a chance de escolher um foco de pesquisa que seja alinhado com seus interesses e que agregue valor à sua carreira.
Um trabalho de faculdade bem-sucedido nesta área requer a adoção de uma abordagem metodológica sólida, combinando teoria e prática. Você irá adquirir competências em áreas fundamentais, como desenho, projeto executivo, especificações, teoria da cor e história do mobiliário, preparando-se para atuar em diversos setores, desde projetos residenciais até ambientes comerciais e públicos.
Ao concluir o mestrado, você estará equipado com uma formação abrangente e habilidades relevantes para o mercado de trabalho. Essa sólida base teórica e prática irá impulsionar sua carreira e permitir que você contribua de forma significativa para a evolução do design de interiores.