Artigos

Maneiras de ler

Existem muitas maneiras de ler, que são determinadas em parte pelo que é lido, mas também pelo propósito de ler o texto dado. Lemos romances de maneiras diferentes de trabalhos introdutórios sobre estatística. No entanto, o fato de lermos um romance por prazer ou por crítica literária também afetará a forma como o lemos.

O leitor de prazer mergulha na história, conhece os personagens e se pergunta sobre o desfecho. O leitor que analisa um romance, entretanto, procura respostas para perguntas específicas. Como a narrativa está estruturada?Como os personagens são apresentados e descritos? Quais recursos literários o autor usa? Que tipo de romance é?

Objetivo de leitura

Suponha que você esteja explorando um novo campo ou tópico. Você começa a procurar um conhecimento geral lendo amplamente, em vez de profundamente. Você estuda listas dee leitura para se familiarizar com a literatura especializada (livros, artigos, compèndios) O que a biblioteca tem e existem sites relevantes?

A leitura ampla é útil na fase inicial do processo de escrita, tanto para uma tarefa fixa quanto para desenvolver suas próprias questões de pesquisa. Se você pretende escrever uma tese sobre o tópico, eventualmente precisará restringir seu foco. Procure por material que seja diretamente relevante para o seu tópico e suas perguntas de pesquisa específica

Pergunte a si mesmo: posso usar isso no meu texto? Você também precisará ler os textos com mais cuidado do que nos primeiros estágios exploratórios de leitura.

Entre em diálogo com os textos que você lê. Estudar envolve não apenas adquirir conhecimento, mas também aprender a empregá-lo de diferentes maneiras e situações. Em última análise, toda a sua leitura é direcionada a escrever algo, seja uma apresentação para o seu grupo de estudos, um trabalho semestral, um relatório de projeto, um teste ou uma tese.

Nem todos os textos são de alta qualidade e nem todos os textos são igualmente relevantes (consulte a referência da fonte). Aprenda a avaliar suas fontes, de forma crítica e independente, não apenas em relação ao seu conteúdo, ou alegações, mas também ao texto como tal. Por exemplo: o que torna um texto tão importante que se torna leitura obrigatória para um curso? Quais são as relações entre os diferentes textos da lista de leitura?

Ler um texto de várias maneiras diferentes

Não existe uma solução única para todos para obter o máximo de um texto. Os leitores não são todos iguais. Pratique ser um leitor ativo. Tente variar suas formas de leitura. Uma estratégia recomendada é ler o mesmo texto três vezes, de três maneiras diferentes.

Lendo um texto três vezes

Familiarize-se com o texto. Navegue pelo texto – forme uma opinião provisória sobre seu gênero e assunto. Se for um artigo, consulte os títulos, subtítulos, o resumo e a lista de referências. Se for um livro, estude o índice, o prefácio, o índice de nomes, a contracapa e tudo o mais que descreva o texto. Leia alguns parágrafos isolados. Por exemplo, leia o primeiro e o último parágrafo de um artigo ou o parágrafo inicial de cada capítulo de um livro. Ao fazer isso, você estará mais bem preparado quando realmente ler o livro, pois já tem uma ideia de seu conteúdo.

Leia rapidamente o texto. O próximo passo é ler rapidamente todo o texto. Não faça anotações ainda (embora você possa adicionar alguns pequenos símbolos na margem – pontos, linhas, pontos de exclamação – para marcar pontos específicos de interesse). Se você não entende tudo, continue lendo. Se você não entende absolutamente nada, continue lendo. Você terá mais de uma chance de retomar o texto posteriormente. Se você estiver lendo um livro, aplique essa estratégia a, por exemplo, um capítulo de cada vez. Frequentemente ajuda a lidar com o texto em pedaços menores ao ler livros ou outros textos longos (como teses ou relatórios oficiais).

Leia o texto com atenção. Mergulhe no texto. Agora você está lendo para entender o texto da melhor maneira possível. Pegue uma caneta e papel – ou abra seu laptop. Faça anotações enquanto lê. Imprima as anotações do seu computador quando terminar. Mantenha todas as suas notas juntas em um arquivo. Ao longo do semestre, você constrói um arquivo de anotações na lista de leitura. Este arquivo vale seu peso em ouro ao seu preparo para os exames, escrever sua tese ou relembrar o que você estudou no semestre anterior. Além disso, o seu arquivo já está motivando você para continuar lendo – você precisa expandi-lo! Quando estiver completamente familiarizado com o texto, faça uma pausa. Certifique-se, entretanto, de retomar ao texto logo – depois de um dia ou mais, ou talvez uma semana – e faça outra leitura rápida. Você provavelmente vai entender de forma diferente. Além disso, é sempre útil discutir os textos que você lê com outros alunos.

Pergunte

Faça perguntas ao texto. ‘’Tente forçá-lo’’ para lhe fornecer respostas. Tentar esclarecer algo que você questiona ou não entende durante a leitura torna a leitura mais fácil e interessante. Faça perguntas diferentes dependendo do motivo de sua leitura; de questões gerais sobre a agenda do texto, mensagem e argumentação, às especificidades de palavras e conceitos particulares, ou o que um exemplo no texto pretende ilustrar. A ideia não é que o texto pense por você, mas que você o use como um auxílio para pensar sobre o seu tema e sua tese.

Exercício

Veja um texto de sua lista de leitura e responda às perguntas: Qual é o assunto? Qual é a questão da pesquisa? O que os autores discutem, quais são suas conclusões e como eles são alcançados? Alguma das conclusões pode ser útil para você, ao escrever sua tese?

Procurando por argumentação

Muitos dos textos que você lê são textos argumentativos: artigos, teses e monografia acadêmicas (livros). A maioria dos textos (trabalhos escritos) que você escreve durante seus estudos também serão argumentativos. Consequentemente, é importante entender o que queremos dizer quando descrevemos um texto como argumentativo.

Notas, resumo e releitura

Tomar notas, escrever resumos e reler são formas diferentes de trabalhar com um texto. Já recomendamos tomar notas dos textos que você leu durante seus estudos, a fim de construir um arquivo de notas para uso posterior. O arquivo será ainda mais útil se você escrever suas notas (ou partes delas) em breves resumos. Leia mais sobre como fazer anotações, escrever resumos e reler textos.

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!