hipoteses de um projeto de pesquisa A palavra “monografia” é usada nos círculos acadêmicos para descrever uma variedade de trabalhos escritos. Quando usada em seu sentido amplo (lato sensu), pode representar desde o relatório técnico até a dissertação de doutorado. O sentido restrito (stricto sensu) refere-se a uma tese de graduação, cuja forma e complexidade dependem das normas da ABNT, cujos resultados foram processados estatisticamente e cuja aprovação é necessária para a obtenção do diploma de graduação. Alguns pontos são importantes para melhorar o apelo estético e a estrutura de seu trabalho: evite usar o título da nova seção no final da página ou ter que iniciar o texto na página seguinte; evite deixar linhas simples no início ou no final das páginas; figuras, tabelas ou outros apêndices devem ser mencionados perto de onde aparecem
O termo ‘monografia’ é usado no mundo acadêmico para designar uma série de obras escritas. Quando usado em um sentido amplo (lato sensu), pode se referir a qualquer coisa, desde um artigo acadêmico até uma dissertação. Em seu sentido restrito (stricto sensu), refere-se a teses de graduação e pós-graduação, dentro das regras estabelecidas pela ABNT, com um certo nível de complexidade e profundidade, cujos resultados foram submetidos a tratamento estatístico, e mediante aprovação por uma entidade externa são necessários para a graduação.
O termo “monografia” é usado no meio acadêmico para se referir a uma ampla gama de trabalhos escritos. Quando usado de forma ampla (grande sentido), pode abranger desde um relatório técnico até uma dissertação de doutorado. Em seu sentido restrito (sentido estrito), refere-se a um projeto capstone que cumpre com as normas da ABNT, tem alguma complexidade e profundidade, cujos resultados foram submetidos a tratamento estatístico e os requisitos para aprovação são atendidos pela obtenção de um diploma.
É importante não deixar linhas no início ou no final de uma página.
A maior parte do texto deve ser escrita em linguagem simples e não técnica. Conceitos complexos ou conceitos que não são facilmente compreendidos pelos leitores leigos podem ser introduzidos e definidos separadamente, mas depois integrados ao artigo conforme necessário. Tente manter o jargão no mínimo absoluto e defini-lo com clareza suficiente para que seu público-alvo seja capaz de entendê-lo.
Ao redigir um relatório, certifique-se de usar a gramática e a ortografia corretas. Ao se referir a figuras e tabelas, certifique-se de referi-las em seu parágrafo antes de incluí-las em seu trabalho. Isto tornará muito mais fácil para o leitor acompanhá-lo.
A frase “tese” é empregada nos círculos acadêmicos para se referir a uma ampla gama de trabalhos escritos. Quando usada em seu sentido amplo (la a sense), ela pode se referir a qualquer coisa desde um relatório técnico até a dissertação de doutorado. No sentido mais restrito (stricto senso), significa um trabalho de nível de mestrado (como um projeto de mestrado), que está em conformidade com as normas da ABNT, tem um certo grau de complexidade e profundidade, foi analisado quantitativamente, e deve ser aprovado antes da conclusão do grau exigido para a graduação.
Os seguintes pontos são importantes para ajudar a melhorar a qualidade da escrita, estilo e design. Evite deixar o título do parágrafo no final de uma página e ter um novo texto começando em uma nova página. Tente não deixar linhas isoladas no início ou no final de uma página. Figuras e outros materiais de apoio devem ser mencionados nos parágrafos anteriores para garantir a continuidade
Os títulos são importantes. Tente evitar deixar um novo título de seção no final de uma página, e depois começar a próxima página com o primeiro bloco de texto para aquela nova seção. Certifique-se de que não haja linhas em branco na parte superior ou inferior das páginas. Todas as figuras, tabelas e outros aditamentos devem ser mencionados no parágrafo anterior antes de sua aparição.
Monografia é um termo usado em trabalhos acadêmicos para se referir a uma ampla gama de trabalhos escritos. Em seu sentido mais amplo, inclui relatórios técnicos, dissertações e teses, tanto de mestrado como de doutorado. Em seu sentido mais restrito, refere-se ao trabalho final do seminário exigido pela maioria das universidades como um pré-requisito para a graduação. Alguns pontos importantes que devem ser observados são listados abaixo, a fim de melhorar o aspecto estético do trabalho e a sistematização.
Na escrita acadêmica, a palavra “monografia” significa um trabalho escrito com grande precisão e profundidade e que já foi submetido a uma instituição ou a uma publicação.
É importante usar somente a terminologia correta quando se produz um papel ou relatório. Há muitas palavras usadas na escrita acadêmica que não são as mesmas do discurso cotidiano, você pode já conhecer algumas delas, mas para alguém não familiarizado com a escrita acadêmica, isso pode ser confuso. Se uma frase lhe parecer errada, então pode haver uma palavra “excessivamente técnica” que precisa ser removida para que o leitor possa entender seu significado corretamente.