Artigos

Folha de fichamento

A folha de fichamento é o processo de anotar uma ideia que pode ser encontrada em um texto. Este processo consiste em várias etapas. Após a leitura do texto, temos que deixar uma marca nos elementos básicos, tais como: título e subtítulo, autoria, ano e páginas, local de publicação e local de edição. Uma vez feito isto, teremos que fazer várias leituras para memorizar o que foi escrito. Quando tivermos anotado nossas anotações e nos sentirmos confiantes sobre o que queremos expor em nosso trabalho, é recomendável que você comece a escrever.

Uma vez lido um texto e anotadas as principais ideias, você receberá uma versão personalizada. É uma obra sua, pois reflete seu próprio caminho intelectual, ou como você entende esses conceitos. Quando você tiver uma ideia geral do que seu leitor deseja, deixe claro para eles que sua ideia não é uma ideia nova, e então mostre-lhes como você pode proporcionar os mesmos benefícios, mas de forma mais eficiente.

Para que serve a folha de fichamento

Se você é estudante do curso de graduação ou pós-graduação, provavelmente já ouviu falar de folha de fichamento antes. Imagine a cena; você precisa escrever um trabalho e retrabalhar todas as ideias de tudo o que leu ao longo de sua carreira. Todas elas. A lista de livros é enorme. Como você pode se lembrar do que cada livro representa? Este é o propósito deste tipo de trabalho: organizar e concentrar as principais ideias do livro. Mas antes de mais nada, é preciso esclarecer que o fichamento não é um resumo. Um resumo é uma síntese de todos os objetos.

O fichamento, por outro lado, é feito em notas apenas sobre partes importantes dos livros. Em termos gerais, quando o fichamento é para uso pessoal, a formatação e a estrutura tendem a ser mais livres. Entretanto, quando é solicitado como forma de avaliação em classe, questões surgem em todos os lugares: desde limites de página até formato e até mesmo como imprimir!

Estamos criando um sistema de medicina baseada em evidências e pesquisa. Como tal, devemos ter sempre em mente os diferentes aspectos que o cercam: transparência em nosso trabalho, processo de revisão por pares e, o mais importante – processos de coleta e validação de dados, bem como linhas de tempo. É aqui que entra em jogo a criação de fichamentos: eles o ajudarão a organizar suas fontes de informação acadêmica – especialmente durante a fase de planejamento de seu TCC, dissertação ou tese.

Elementos da folha de fichamento

A folha de fichamento é um documento utilizado para apresentar os trabalhos que se estuda. É necessário para a elaboração de teorias, projetos e outras atividades relacionadas à pesquisa científica. Em uma ficha bibliográfica é indicada a origem do material, as referências, as publicações mais importantes, etc. Todo mundo faz fichamento, mas como fazer uma folha de fichamento? Vamos dar algumas dicas. As fontes de conteúdo online são especialmente difíceis de encontrar. Você pode optar por uma das diversas citações disponíveis no próprio texto e anotá-la sobre uma página ou duas do seu caderno.

Em seu primeiro ano na universidade, haverá momentos em que você se sentirá sobrecarregado. Felizmente, há uma série de maneiras de lidar com o estresse do estudo. Como cada estudante tem necessidades emocionais, mentais e físicas diferentes quando se trata de estudar, criamos uma biblioteca de conselhos práticos sobre como criar o melhor ambiente de aprendizagem para você.

Depois de ler o texto, é hora de organizar folha de fichamento. Você se lembra daqueles livros de anotações antigos onde você poderia rasgar as páginas? Costumávamos fazer isso com nossos livros e fazíamos anotações nestas páginas rasgadas. Desta forma, era muito mais conveniente do que rabiscar em papéis soltos e depois ter que encontrar a página certa.

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!