O fichamento segundo as normas da abnt é uma técnica de estudo, difundida e aceita por profissionais em todas as áreas que normalmente é mais utilizada para estudos que requerem extensa consulta bibliográfica. Geralmente não é feito como lição de casa, mas é utilizado pelos estudantes para ajudá-los a entender melhor o assunto ou evitar a releitura de textos ou livros. Tecnicamente não é uma atividade que ganha notas, mas é importante porque ajuda a entender melhor o assunto ou evita a releitura de textos ou livros.
As fichas são semelhantes aos relatórios resumidos, mas são relatórios formais que fornecem uma visão geral das informações em um documento. Eles incluem apenas os pontos mais importantes sem perder o sentido do argumento apresentado pelo autor. Fichamento segundo as normas da abnt é uma boa maneira de ajudá-lo a lembrar o que você leu. Seu principal objetivo é resumir os textos que você lê, para que não perca tempo lendo novamente. O resumo pode ser escrito de forma clássica ou como um glossário com frases curtas.
Como fazer um fichamento segundo as normas da abnt
Geralmente, os fichamentos devem seguir o modelo da ABNT, mas se você quiser adicionar outros elementos visuais que ajudam na identificação, segmentação e sistematização do conteúdo, tais como dobrar ou itálico suas palavras-chave. Recomendamos usar a fonte Arial ou Times New Roman de tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5 cm e margens superior e esquerda com 3 cm e inferior e direita com 2 cm. Se desejar, você também pode usar negrito, itálico ou sublinhado em termos ou palavras-chave para ajudá-lo a organizar e segmentar o conteúdo.
Se desejar, você pode inserir outros elementos visuais que ajudam na identificação, sistematização e segmentação do conteúdo, tais como o uso de termos em negrito, itálico e sublinhado ou palavras-chave. Você também pode usar marcação de texto com fundo colorido se desejar segmentar o conteúdo. Por exemplo, um livro sobre a história do jornalismo pode ser segmentado em: História da impressão – roxo; História do rádio – amarelo; História da TV – azul; História da Internet – verde.
As regras atuais sobre como fazer fichamento segundo as normas da abnt no trabalho acadêmico brasileiro são: (1) a citação deve ser o mais textual e completa possível, incluindo a página onde a citação é feita; (2) também é necessário nomear uma referência bibliográfica para cada texto tomado.
O fichamento segundo as normas da abnt é uma citação que inclui uma citação de outro trabalho. A pessoa que faz esta citação é chamada de fichier, e o texto citado é chamado de citativo. Há dois tipos de citação: Ficção, quando se pretende reproduzir por completo o que foi dito ou escrito; e Referência ou Bibliografia, quando se deseja citar apenas certas páginas ou parágrafos. De acordo com as regras da ABNT, as referências bibliográficas devem seguir as seguintes normas:
No caso dos livros e da legislação, é obrigatório citar o sobrenome e o nome do autor. O título da obra deve ser destacado juntamente com seu subtítulo (se aplicável), edição (se houver) e ano de publicação. No caso de uma lei, referir-se ao seu número e data de publicação. Em seguida, especificar sua função, além de onde foi publicada no Diário Oficial. Finalmente, indicar a seção, números de página.
O autor do texto deseja citar um livro de um autor chamado “Álvaro Leiva”. A primeira coisa que o autor faz é fixar tipograficamente o que vai dizer, usando aspas e recuos. O segundo passo consiste em mostrar o número de páginas das quais o texto é extraído (neste caso 11). Finalmente, antes ou depois destes dois dados, há também espaço para outras informações sobre a obra citada (tais como título, editora e data).
Resumo, fichamento segundo as normas da abnt
Fichamento segundo as normas da abnt de citação indireta é o uso de uma citação ou paráfrase para se referir a uma obra que o escritor não leu, mas que foi escrita por outros escritores. A citação indireta é uma prática comum na escrita científica e em artigos de pesquisa porque geralmente se refere a especialistas na área, cujas obras são frequentemente citadas como referências.
Neste estilo de citação, a fonte não é citada diretamente. O escritor de fichamento segundo as normas da abnt resume a essência do texto ou artigo que eles utilizam, apresentando-o em suas próprias palavras. Esta forma de citação é usada ao citar livros e artigos que são muito longos para serem copiados literalmente.