Como fazer um fichamento estrutura? Os estudantes frequentemente enfrentam o desafio de como relatar suas descobertas. Por exemplo, muitos precisam fazer um TCC ou qualquer outro trabalho acadêmico. Uma maneira de registrar as informações de forma organizada é a ficha de síntese. Neste guia, explicaremos como escrever boas folhas de resumo e apresentaremos alguns exemplos. Mas primeiro vamos explicar o que é uma folha de resumo, quais são seus benefícios e um de seus possíveis usos no campus.
Uma vez iniciada sua pesquisa para um determinado tópico, você provavelmente começará a coletar informações de várias fontes. A fim de manter estas informações organizadas e não perder de vista sua fonte ou relevância, talvez você queira tentar a informação. O fichamento estrutura é o processo de registro dos dados de forma organizada através da criação de cartões de resumo que são fáceis de manipular, organizar e transportar.
Elementos de um fichamento estrutura
O fichamento estrutura sumário pode ser definido como uma “apresentação sintética e seletiva das ideias de um texto, destacando suas progressões e articulações”. As fichas de resumo são utilizadas para identificar obras, conhecer o conteúdo de cada uma e extrair os fatos essenciais de um texto. Neste formato, é fundamental manter a fidelidade ao pensamento do autor. As citações não são utilizadas – o pesquisador entende as ideias centrais da referência e escreve um breve resumo em suas próprias palavras.
Na metodologia dos trabalhos de pesquisa científica, são utilizados resumos para identificar trabalhos, conhecer o conteúdo de cada um e extrair os fatos essenciais de um texto. Neste formato, é fundamental manter a fidelidade ao pensamento do autor. Citações não são utilizadas – o pesquisador entende as ideias centrais da referência e escreve um breve resumo em suas próprias palavras.
Um bom resumo deve sempre ter um cabeçalho, no qual você deve mencionar o número de classificação do arquivo, assim como o título específico do mesmo. Também é muito importante escrever referências bibliográficas: inclua sempre uma bibliografia em sua folha de resumo, onde você poderá encontrar mais detalhes sobre o tema escolhido.
A estrutura de uma folha de resumo deve seguir uma estrutura hierárquica. O cabeçalho é a primeira parte do fichamento estrutura, localizada na parte superior e dividida em duas linhas. Ele deve conter um título genérico, um título específico, o número de classificação do arquivo e uma letra indicativa em caso de sequência (quando for um arquivo de continuação).
Finalizando o fichamento estrutura
O fichamento estrutura resume as principais ideias apresentadas no documento. A escrita científica emprega uma linguagem simples e breve que evita o jargão e a repetição de palavras. Se você não sabe como escrever um bom resumo de um artigo em formato PDF, consulte a NBR 6028, uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estabelece padrões para resumos.
O objetivo principal do corpo é apresentar as principais conclusões alcançadas pelo autor, sem exceder o limite de 2 páginas. O corpo deve respeitar a estrutura recomendada pela ABNT (NBR 6028), que especifica que em cada subtítulo deve haver: uma declaração do problema; seu contexto histórico; o que já é conhecido sobre este assunto; hipótese ou propósito; metodologia utilizada para abordar o problema levantado; material e métodos utilizados; resultados obtidos; discussão/conclusões; bibliografia.
A aparência física dos registros de pesquisa deve ser uniforme e consistente a fim de facilitar a identificação das principais características de cada registro. Por exemplo, é importante que seja adotado um tamanho único para as folhas. Este pode ser grande (12,5 cm x 20,5 cm); médio (10,5 cm x 15,5 cm) ou pequeno (7,5 cm x 12,5 cm). Quando o resumo de um registro precisa ser continuado em outro registro, é necessário repetir a indicação de referência no cabeçalho do novo registro, a fim de manter a organização.