Precisando fazer um modelo de fichamento de livro? As anotações de pesquisa são um tipo de ferramenta para estudo e pesquisa pessoal que é usada para registrar detalhes sobre livros, textos ou artigos. Elas ajudam a compreender o conteúdo e também servem como ponto de referência para pesquisas posteriores. Geralmente são feitas em fichas, contendo informações resumidas sobre a obra lida; como o autor, conteúdo e onde o material original pode ser encontrado. Também podem ser feitos em cadernos, blocos de notas e arquivos digitais.
A anotação é uma ótima maneira de acrescentar suas próprias notas e comentários ao texto que você está lendo. Você pode destacar, anotar perguntas e resumos de temas principais, criar referências cruzadas entre as diferentes partes de um livro.
Para que serve um modelo de fichamento de livro?
Quando você lê materiais na escola, parte do processo é refletir sobre o que você está aprendendo, analisando-o, fazendo anotações e sublinhando. Estas anotações ajudam os alunos a aprender melhor e a digerir mais informações. Elas também seriam ótimas para entrevistas de trabalho e candidaturas a bolsas de estudo, fazer um modelo de fichamento de livro, pois mostram que os alunos são capazes de ler, compreender e reter o conhecimento após a leitura de um documento.
Uma lista de fichamento é uma ferramenta muito útil, mas pode ser difícil aproveitar ao máximo os benefícios que ela oferece, se não for criada adequadamente. Um bom modelo de fichamento de livro deve ser escrito de forma organizada, para que possa ser facilmente recuperado com menos esforço e tempo. Além disso, lembre-se de que um fichamento precisa ser mantido atualizado.
Todos os formatos devem ser estruturados e fáceis de usar, especialmente se você quiser transferir as informações para outros formatos. Você pode encontrar ferramentas para ajudar nesta tarefa. Se você guardar seu material de estudo em um caderno, pasta ou folhas de papel, será mais fácil memorizar o conteúdo porque ele estará em um formato mais físico. Entretanto, se você acumular muito material, pode ser difícil localizar informações específicas sem ter que pesquisar através de múltiplos fichários ou pastas.
Para fazer um fichamento você vai precisar de um caderno, caneta e papel. Não esqueça que cada assunto tem sua própria maneira de fazer isso, mas não importa o que haja algumas dicas que lhe permitam torná-las mais fáceis.
Uma vez escolhido o formato, defina os objetivos de seu modelo de fichamento de livro. Você deve fazer sua ficha considerando seus objetivos de estudo. Se você estiver fazendo alguma leitura exploratória sobre um tópico, você pode colocar apenas palavras-chave e ideias resumidas em seu marcador de página. Mas se você estiver procurando argumentos de diferentes autores sobre determinados tópicos, pode ser mais interessante escrever trechos do livro ou reescrevê-los em suas próprias palavras.
Elementos de um modelo de fichamento de livro
Ao escrever um modelo de fichamento de livro, é importante registrar as referências bibliográficas do material, assim como onde todo o material original pode ser encontrado. Atribua um título curto e conciso para seu documento e organize-o com cabeçalhos para que você possa encontrar facilmente as informações de que precisa rapidamente.
Se você estiver realizando uma simples pesquisa na Internet ou em um livro, basta escrever a referência bibliográfica e o local onde você viu as informações. Mas se você estiver fazendo uma pesquisa acadêmica, você deve usar as normas da ABNT, anotando a identificação de cada obra, seu número, mês e ano de publicação, editora, edição e seu endereço. Isto garantirá que você não esqueça as principais ideias do livro ou artigo que você está lendo. Mais tarde, quando você já tiver terminado de ler um texto, pergunte-se como estas informações podem ser importantes em sua pesquisa.
Aqui estão algumas dicas para a elaboração de modelo de fichamento de livro: para organizar é bom criar padrões para registro de informações, como o uso de cores, símbolos e palavras-chave que otimizem a estruturação de ideias; no caso de resumos de citações, é importante citar exatamente o que diz o documento original e evitar problemas de plágio. Em seu esboço é bom notar outros materiais que tratam do mesmo assunto, por exemplo, vídeos e podcasts.