Artigos

Fichamento de citação abnt

O fichamento de citação abnt se refere ao ato de registrar o estudo de um livro e/ou de um texto. Este processo permite aos estudantes, além da facilidade de realizar trabalhos acadêmicos, assimilar conhecimentos. Segundo vários autores, um currículo deve ter a seguinte estrutura: um título indicando o assunto e a referência da obra, ou seja, o autor, o título, o local de publicação e o ano de publicação. Existem três tipos básicos de arquivos: arquivo bibliográfico, arquivo de conteúdo e arquivo de citação. Cada professor pode seguir um modelo diferente, já que não existe um modelo pronto.

Uma ficha é um resumo do livro ou texto em que é feita. Um fichamento de citação abnt ajuda os estudantes a assimilar conhecimentos e facilitar o desempenho do trabalho acadêmico. Segundo Freire, uma ficha deve seguir esta estrutura: um título indicando o assunto e a referência à obra, ou seja, autor, título, local de publicação, editora e ano de publicação. Existem três tipos básicos de arquivos: arquivo bibliográfico, arquivo de resumo ou de conteúdo e arquivo de citação. Cada professor pode seguir seu próprio modelo de fichamento de citação abnt, pois não existe um modelo pronto; assim, os modelos apresentados são sugestões

Para que serve o fichamento de citação abnt

Alguns professores usam bibliografias para ensinar aos alunos a arte de fichar. O trabalho de fichagem permite a assimilação de conhecimentos e facilita a realização de trabalhos acadêmicos. A bibliografia deve ter a seguinte estrutura: um cabeçalho indicando o assunto e referência à fonte, que pode incluir autor, título, local de publicação, editora e ano de publicação. Existem três tipos básicos de arquivos: 1) Arquivo bibliográfico 2) Resumo ou arquivo de conteúdo 3) Arquivo de citações Além disso, sugerimos diferentes modelos que você poderia seguir:

Citação: Quando você cita um livro ou um artigo de revista, você dá o nome do autor e a data de publicação, e diz onde encontrou a informação. Neste livro, que é tão antigo que caiu aos pedaços (as páginas estão literalmente saindo), lemos que “o céu é azul” e “o sol é brilhante”. Como não encontramos esta passagem exata no livro, teríamos que parafraseá-la, e bloquear citar parte dela para fazê-lo: O céu é azul e o sol é brilhante. Os narcisos amarelos em flor ao lado da casa branca do meu vizinho são sinais do tempo da primavera… … O estilo de citação mais útil para nossos propósitos usa o nome do autor em vez de editor de livros, mas não os inclui.

É importante poder utilizar a pesquisa científica da maneira correta, pois isto permite ao estudante melhorar seu grau de aprendizagem e estudo. O trabalho de fichamento de citação abnt permite ao estudante, além da facilidade na realização de trabalhos acadêmicos, a assimilação de conhecimentos.

Exemplos de fichamento de citação abnt

A ABNT (2002a) aponta que a transcrição textual é chamada de citação direta, ou seja, é a reprodução fiel das frases que se destinam a ser utilizadas como citações no texto da obra. Em Women’s education : the perpetuation of injustice (pp. 30 – 132), Teles Maria Amélia de Almeida (1993) relata “uma das primeiras feministas do Brasil, Nísia Floresta Augusta defendeu a abolição da escravidão ao lado de propostas como a educação e a emancipação da mulher e o estabelecimento da República”. Também em (p. 132), ela escreve: “Na justiça brasileira, é comum que as mulheres assassinas sejam absolvidas sob a honra da defesa”.

Para finalizar o processo de cfichamento de citação abnt, é necessário reunir a referência bibliográfica da obra que foi submetida ao procedimento, obedecendo às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). É importante lembrar o formulário de citação que a ABNT estabelece. O estudante deve completar a referência bibliográfica com todos os dados disponíveis, tais como: autoria (sobrenome e nome), título e subtítulo, local de publicação, editora, ano, número de páginas e coleção.

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!