Fichamento de artigo pronto é uma técnica de estudo que consiste em fazer anotações sobre um texto, artigo ou livro. Esta é uma forma de separar e organizar as informações que o estudante pode eventualmente utilizar na pesquisa científica. Este método de pesquisa já foi amplamente utilizado quando os computadores não eram abundantes. E embora não seja mais tão amplamente utilizado hoje em dia, ainda há professores que persistem em utilizá-lo como forma de avaliação devido a sua eficácia como ferramenta de memorização de informações.
O que é?
Resumir é uma forma de organizar e salvar informações que o estudante pode utilizar na pesquisa científica. É uma excelente maneira de estudar, especialmente quando você está começando a se preparar para um exame ou a escrever um trabalho. A melhor maneira de resumir é lendo o texto novamente e destacando as ideias-chave, depois reunindo-as em suas próprias palavras.
O objeto de pesquisa nada mais é do que a delimitação do tema escolhido pelo estudante. Com a ajuda do instrutor, além de um estudo intenso sobre o tema, é possível que a pesquisa atinja este foco. Embora a delimitação do objeto seja extremamente importante, infelizmente não há caminhos definidos para esta função. Assim, o estudante deve treinar o olho do pesquisador dentro do subsídio teórico escolhido, para que não haja dúvidas na escolha.
Um fichamento de artigo pronto é uma proposta escrita que afirma a hipótese e a metodologia de um estudo importante. É uma parte importante de qualquer pesquisa psicológica ou médica. A fim de conduzir um experimento bem sucedido, os pesquisadores científicos devem planejar cuidadosamente seus experimentos, assim como conduzir revisões de literatura sobre estudos similares realizados no passado.
Antes de tudo, é importante escrever um roteiro de pesquisa, com perguntas sobre o tema. Em seguida, selecione os materiais de estudo que serão utilizados durante a pesquisa científica. Com esta etapa concluída, comece a ler todo o material e, junto com isto, use o marcador para destacar as principais passagens encontradas. Durante este processo, é interessante transcrevê-los e anotar seu entendimento da forma mais breve possível.
A pesquisa científica e o fichamento de artigo pronto são dois trabalhos que devem ser feitos em paralelo. Esta é uma boa prática para se acostumar a ambos. Para aqueles que estão iniciando o TCC e não estão acostumados ao Fichamento, há vários exercícios importantes que o precedem. Estes exercícios irão melhorar sua capacidade de realizar esta atividade de forma eficaz.
Elementos de um fichamento de artigo pronto
A fim de resumir um texto de qualquer tipo (mais longo ou mais curto), é necessário prestar atenção a dicas específicas que detalharemos a seguir neste exemplo de fichamento de artigo. É recomendável que você esboce a ideia central, que se tornará uma parte diferenciadora de seu resumo e poderá ser identificada durante o processo de leitura. Em seguida, vamos lhe dizer como abordar este processo, utilizando a ideia central como guia.
A principal vantagem de utilizar técnicas de exemplo de fichamento de artigo pronto é que ele analisa melhor a informação, de modo que ela traz mais qualidade ao texto. O trecho funcionará como uma ferramenta de orientação, já que fornece informações para que você possa continuar seu estudo. Entretanto, antes de nos concentrarmos nas diferenças entre uma revisão de literatura e uma citação, precisamos ser claros em nossas mentes sobre o que é uma citação. Um fichamento nada mais é do que um resumo expandido.
Se você ainda não tem muita experiência com este tipo de escrita, comece usando um destes modelos como uma diretriz para seu próprio trabalho. Pesquise no Google para encontrar as versões de texto e imagem destes modelos. As imagens podem captar sua atenção mais do que as palavras, se você for mais orientado visualmente. Alguns aspectos do exemplo de fichamento de artigo que devem ser preenchidos são o nome do autor, título do trabalho e sua data de publicação, além de pontos principais para cada seção, como introdução, metodologia e fundamentação teórica’.