Artigos

Exemplos de resumo academico

Um resumo é um breve resumo logo no início de um trabalho mais longo, como um artigo científico, e pode ser usado exemplos de resumo academico em uma tese de mestrado ou uma dissertação de doutorado. É uma síntese geral das ideias, informações e resultados contidos no trabalho como um todo, e serve para facilitar e acelerar a compreensão, ao mesmo tempo em que é importante até mesmo para ajudar na decisão de ler ou não o trabalho inteiro.

O resumo é uma parte essencial de qualquer trabalho científico, e é colocado no início de trabalhos, exemplos de resumo academico, artigos e projetos. O objetivo é resumir as principais ideias apresentadas de uma forma breve, mas abrangente.

Como fazer exemplos de resumo academico

Um resumo é uma breve descrição do trabalho, limitado a um máximo de 500 palavras. Este texto deve ser estruturado de forma lógica, estruturado por cabeçalhos e subtítulos, para que os leitores possam ver antecipadamente sobre o que será o conteúdo. Quanto às palavras-chave, recomenda-se que sejam bem escolhidas, para que sejam padronizadas e específicas, ajudando a indexar o trabalho em repositórios acadêmicos e seus respectivos mecanismos de busca; pode valer a pena consultar trabalhos similares ao seu e observar quais são as palavras-chave mais utilizadas.

No Brasil, a estrutura dos resumos acadêmicos é regulamentada pela norma ABNT NBR 6028 que, além dos pontos acima mencionados, diferencia três tipos de resumos: o resumo ou revisão crítica, que é uma análise crítica de um documento por um especialista; o resumo indicativo, que se caracteriza por não conter dados quantitativos e qualitativos e, portanto, requer a consulta do original; e, finalmente, o resumo informativo, que contém propósitos, metodologia, resultados e conclusões, e não requer a consulta do original.

O conhecimento de exemplos de resumo academico é um processo de descoberta que cresce com o tempo. É extremamente difícil colocar todo o significado de um projeto de pesquisa acadêmica em abstrato. O resumo só pode resumir brevemente o propósito, métodos e resultados de seu estudo, mas nem mesmo isso se for escrito muito cedo em sua pesquisa! Em vez disso, deixe-o para o fim para que você possa poli-lo até que tudo faça sentido para seu público-alvo.

Ao escrever seu exemplos de resumo academico, é importante fornecer um resumo claro e conciso do resumo em seus parágrafos do corpo. O resumo é a primeira seção de seu trabalho e fornece um instantâneo do que você encontrou em sua pesquisa. A fim de transmitir este resumo eficazmente, você precisará explicar claramente informações como: hipótese ou questão de pesquisa; principais assuntos examinados; principais metodologias utilizadas; e quaisquer resultados ou descobertas notáveis.

Os leitores podem não estar familiarizados com nomes, abreviações e jargões comuns em sua área de estudo. Forneça um glossário de termos no papel logo no início para minimizar o número de termos utilizados ao longo do trabalho.

Estrutura dos exemplos de resumo academico

Os exemplos de resumo academico são essenciais na pesquisa científica. Eles são um breve resumo de seu trabalho, que muitas vezes é obrigatório. O mais importante é que o resumo deve ser um único parágrafo de 100 a um máximo de 500 palavras, seguido de palavras-chave. As palavras-chave devem ser bem escolhidas para que sejam padrão e específicas, ajudando na indexação do trabalho em repositórios acadêmicos e seus respectivos mecanismos de busca; você pode consultar trabalhos similares aos seus e observar quais palavras-chave foram usadas com mais frequência

Um bom trabalho de pesquisa é mais do que apenas uma história interessante. É também um documento público, um documento que deve comunicar suas descobertas de maneira clara e concisa. A melhor maneira de garantir que isso aconteça é seguindo as diretrizes da revista ou conferência à qual você se submete – tanto com relação aos títulos das seções e sua ordem na página, como também as descrições de cada título.

Conte quais métodos você usou: pesquisa experimental, pesquisa bibliográfica (revisão de literatura), pesquisa qualitativa ou quantitativa, pesquisa descritiva ou explicativa… Incluir os dados técnicos mais reveladores: número de amostras, rotinas/protocolos/técnicas, concentrações de soluções, e assim por diante.

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!