Artigos

Estrutura do fichamento

Fichamento é a opção mais utilizada pelos estudantes para fazer o seu TCC. A estrutura do fichamento é fácil e rápida. Nós, como estudantes, precisamos apenas ler o texto, retirar as ideias principais que ele contém, relacionar diversos autores na mesma temática e então compreender o que nos interessa dentro daquela discussão. Por isso você deve ter em mente que este conceito não está restrito por um tipo de texto como se pode imaginar. O fichamento pode ser feito em reportagens jornalísticas, artigos científicos e livros pois ele tem como objetivo verificar os argumentos principais de um texto que tenham determinada linha de raciocínio e esses temas trazem informações sobre um determinado assunto específico.

Após estas primeiras impressões, faça várias leituras. Ao fazer isso, vá em frente e reúna as principais informações em seu trabalho de pesquisa de uma forma sistemática. Sugerimos utilizar folhas de papel separadas e escrever os títulos de cada seção na parte superior. A estrutura é semelhante a um índice, onde os subtítulos são mostrados imediatamente abaixo de um título principal ou de uma gama de títulos de importância decrescente.

Para que serve a estrutura do fichamento

Fichamento é uma técnica de estudo que consiste em redigir ou copiar o conteúdo de um texto para, com essa informação, formar suas próprias ideias. Esse processo permite que você se posicione como autor e desenvolva suas ideias sobre determinado tema, utilizando-se do conhecimento adquirido a partir da leitura do texto fichado.

Como o nome sugere, um fichamento é um resumo digitado ou manuscrito do que você leu em um ensaio, livro ou artigo. Para fazer anotações para você mesmo, geralmente é suficiente ler o texto pelo menos três vezes e tomar notas a cada leitura. Depois disso, revise suas anotações e organize-as em seções diferentes. A estrutura do fichamento é a seguinte: página de título, bibliografia e corpo de texto onde você escreve o conteúdo principal do texto.

Existem tipos de estrutura do fichamento e básicos de fichamentos: fichamentos bibliográficos, fichamento de resumo ou conteúdo e fichamento de citação. Cada professor pode seguir um modelo de fichamento, levando em conta que não existe nenhum modelo pronto e/ou determinado. Para fazer um fichamento, você deve ter o primeiro contato com o texto através de uma leitura inicial. Esta leitura dinâmica lhe servirá para estabelecer e saber do que se trata o conteúdo que você deseja indexar. Ao fazer isto, reúna algumas informações importantes de forma organizada e extraia citações com uma menção de onde elas podem ser encontradas em seus textos.

Normalmente a estrutura do fichamento: cabeçalho, referência bibliográfica e texto, onde você deve escrever o conteúdo principal. Esta ferramenta permitirá que você organize sua seleção de informações antes de elaborar seu resumo ou revisão. A categoria de gêneros textuais é uma classificação utilizada para agrupar os diferentes tipos de texto, de acordo com suas características formais e estruturais.

Montando sua estrutura do fichamento

Na maioria das vezes, quando alguém planeja escrever um relatório ou retomar seus conhecimentos a partir de algum tópico, começa lendo algumas informações relacionadas. A maneira mais comum é começar procurando textos que falem sobre seu tópico, estrutura do fichamento, mas às vezes é mais eficiente ler mais amplamente para descobrir o que as outras pessoas pensam sobre o assunto. Isto requer ir além de uma simples busca por textos sobre seu tópico: você estará aprendendo sobre como outras pessoas enquadram o que você quer aprender, e ao fazer isso você aprenderá coisas que ninguém escreveu.

A principal regra do fichamento é que você deve sempre relatar as principais ideias e conceitos de uma obra, e não os detalhes. Uma boa destilação de informação deve ser capaz de facilitar a compreensão para aqueles que podem não ser especialistas neste campo do conhecimento.

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!