Artigos

Espaços de coworking vs Lojas de café

Nossa geração é abençoada por viver em uma época em que o trabalho pode ser feito remotamente. É por isso que mais e mais jovens profissionais se livram do ambiente de escritório abafado e se mudam para espaços de coworking aconchegantes e caseiros. Outra tendência popular é ter um ‘’escritório em qualquer lugar’’ trocando uma estação de trabalho tradicional por um assento em uma cafeteria.

Vamos comparar qual ambiente é melhor: um café ou um espaço de coworking.

Prós e contras e trabalhar em cafeterias:

O cheiro do café torrado o revigorará e o inspirará a trabalhar de forma mais produtivida. Um belo layout, saboroso café e pastelaria contribuem para a experiência positiva. Em comparação com o trabalho em casa, você pode mergulhar no clima de trabalho e se distrair apenas com a necessidade de tomar um novo café ou de um vizinho barulhento (o último pode ser muito chato). São as vantagens.

As desvantagens de trabalhar em uma cafeteria incluem

– Conexão de internet instável e/ou insegura

– Falta de segurança. Você pode ir ao banheiro e precisa fazer uma escolha difícil: sair com seus aparelhos sem vigilância ou ir ao banheiro com todos os seus pertences.

– Logística imperfeita. Ao chegar a uma cafeteria, você não pode ter certeza de que conseguirá uma mesa com uma tomada por perto.

– Locais hostis ao freelancer. Nem todo café fica feliz em ter clientes que ocupam seus lugares por horas a fio. No caso de depois de algumas horas de trabalho você ser tratado com um olhar feroz, isso significa que você se encontrou em um lugar assim. A menos que você esteja pronto para consumir um galão de latte seguido por uma dúzia de sanduíches panini para justificar o tempo que passou ali, recomendamos que você evite esses locais.

 

Vantagens de trabalhar em espaços de coworking

A principal vantagem de trabalhar em escritórios compartilhados é a motivação. Sua produtividade aumenta quando você está cercado por pessoas que pensam como você, com as quais você compartilha um objetivo comum – realizar seu trabalho.

Outro aspecto positivo do coworking é uma variedade de opções de estações de trabalho: de mesas flutuantes a escritórios dedicados. Você pode até mesmo ser capaz de trabalhar nos fins de semana ou em turno noturno apenas – o que quer que faça seu barco flutuar e se adapte ao seu orçamento.

Cada espaço de cowork que se preze oferece WI-FI ultrarrápido e café torrado de alta qualidade. Às vezes, você também recebe cerveja na torneira, lanches e pequenos almoços ocasionais incluídos.

Também estão disponíveis aparelhos de escritório como impressoras, papel e cabines telefônicas com VoIP.

Por último, mas não menos importante, o coworking oferece uma oportunidade valiosa de estabelecer contatos e encontrar clientes, provedores de serviços ou parceiros estratégicos em potencial. Você também pode participar de seminários, eventos sociais emocionantes ou aulas de ioga.

No lado negativo, você pode ser distraído do trabalho por uma tagarelice próxima ou por um evento social que ocorre atrás da parede. Outra coisa a considerar é o pagamento mensal pelo serviço. Certifique-se de ter uma fonte estável de renda e de poder pagar por um espaço de coworking.

Considerando os pontos acima, os espaços de coworking proporcionam um ambiente de trabalho melhor do que as cafeterias, pois oferecem mais flexibilidade, segurança, aspectos que aumentam a produtividade e conveniência.

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!