A pesquisa científica não se trata apenas de escrever o artigo. É também sobre a organização e formatação de seu conteúdo. A redação científica deve ser estruturada, formal e concisa. A estrutura do estudo científico deve incluir elementos pre textuais e pos textuais tais como página de título, resumo, introdução e outros conforme necessário, dependendo do tópico.
Configuração dos elementos pre textuais e pos textuais
O papel começa com uma capa e uma lombada, que são elementos obrigatórios em todos os documentos científicos. Os elementos pre textuais e pos textuais são essenciais para a construção dos trabalhos científicos. Eles são geralmente compostos de: página de título (obrigatório), errata (quando aplicável e é um elemento opcional), página de aprovação (obrigatório) e dedicatória (opcional). A epígrafe também é opcional, mas se você inclui-la, certifique-se de que esteja escrita em itálico ou entre aspas.
A seguir, o resumo é inserido entre elementos pre textuais e pos textuais. O resumo deve ser escrito em língua portuguesa e, como os resumos, deve ter de 150 a 500 palavras. Depois disso, o índice é inserido. Este elemento é opcional e é indicado somente quando sua presença parece útil para facilitar a leitura através do índice ou quando tem um grande número de capítulos.
A folha de aprovação é um elemento de natureza obrigatória. Ela inclui o nome do autor, título e subtítulo (se houver), “natureza (tipo de trabalho, objetivo, nome da instituição à qual é submetida, área de concentração), data de aprovação, nome, título e assinatura dos membros do conselho examinador e das instituições às quais pertencem. A data de aprovação e as assinaturas dos membros do banca examinadora devem ser colocadas após a aprovação do trabalho. (ABNT NBR 14724:2011, p. 7). Por sua vez, a dedicação é um elemento opcional feito para dedicar o trabalho a alguém (pai, mãe, avó, esposa …).
Itens dos elementos pre textuais e pos textuais
A estrutura interna de um trabalho de pesquisa é muito semelhante para todas as disciplinas científicas. As seções seguintes resumem os componentes que devem ser incluídos em cada trabalho de pesquisa, independentemente do assunto, formato ou comprimento.
A capa é um elemento obrigatório dos elementos pre textuais e pos textuais que cobre o trabalho. Algumas instituições usam uma capa, outras têm uma capa padrão que deve ser usada, geralmente a encadernação destas capas é chamada de térmica. Esta capa deve conter informações tais como: nome da instituição, faculdade, nome do autor (estudante), título, subtítulo (se houver), número de volumes (se houver mais de um), local (cidade) e ano (da defesa ou entrega da obra).
A pesquisa científica cobre a obra e contém informações sobre o autor, como nome, instituição, título e subtítulo. Ela também deve conter informações sobre o objetivo do estudo e o conselho examinador. A folha de aprovação deve conter detalhes sobre os membros do conselho examinador e sua data de aprovação.
Dedicações: Como parte elementar do texto, a dedicação deve mencionar os motivos pelos quais você escreve este livro ou o dedica a alguém. Se não houver nenhuma razão especial ou pessoa que torne este trabalho possível, uma breve mensagem de gratidão e reconhecimento é suficiente para fazer o leitor se sentir feliz.
A epígrafe é um elemento opcional dos elementos pre textuais e pos textuais. Ela pode ser utilizada para apresentar uma citação que de certa forma apoiou a construção da obra, seguida por uma indicação de autoria.
O resumo deve ser sempre feito em uma língua estrangeira, que deve seguir a linha de pesquisa do curso. A língua estrangeira pode ser: Inglês (Resumo); Espanhol (Resumen); Francês (Resumé) ou; Alemão (Ich fasse zusammen). Em muitos programas de pós-graduação, o resumo é apresentado em inglês e em outro idioma. Estas informações devem ser certificadas junto ao escritório do curso.