Artigos

O que é fichamento textual?

Você sabe o que é fichamento textual? Fichamento é uma forma de resumir um texto por meio de notas em cartões. Este método requer leitura e análise contínua do texto, extraindo seus principais pontos, argumentos, exemplos ou ilustrações para resumi-los. Como o nome sugere, é necessário extrair frases ou sentenças do texto que sejam representativas do que queremos explicar.

Para começar com a arte do fichamento, preparamos um pequeno guia no qual você encontrará alguns exemplos de como organizar as informações em seus cartões. Os princípios de o que é fichamento textual são simples: Primeiro você precisa ler o texto e fazer anotações em cada cartão. Depois, a fim de organizá-los de forma lógica, tente agrupar os cartões de acordo com seus assuntos ou temas. Uma vez feito isso, tente agrupá-los novamente por importância: Os conteúdos primários (importantes) devem ser escritos no topo, enquanto os secundários devem ser colocados abaixo. Finalmente, quando você tiver concluído todas estas operações, feche sistematicamente os cartões para que possam ser reutilizados mais tarde.

O que é fichamento textual e para que serve

Para fazer um fichamento, você deve ter o primeiro deve saber o que é fichamento textual, contato com o texto através de uma breve leitura. Esta leitura dinâmica servirá para localizá-lo e descobrir com o que você está lidando mencionando o conteúdo do deseja fichar. Após esta impressão inicial, faça várias leituras. Ao fazer isso, tome nota das principais informações de forma organizada e remova as citações com as devidas indicações onde elas podem ser encontradas nos textos.

Para entender o ponto principal e resumir um texto, você precisa usar suas próprias palavras. Uma maneira de fazer isso é usar uma fórmula como guia. Isto pode ajudá-lo a pensar mais sobre o que é importante no texto, em vez de tentar copiar o que está escrito. Como escrevemos nossos resumos? Muito simples, usando cartões ou pequenas folhas de papel, que reunimos para registrar notas sobre os temas e ideias desenvolvidas em cada texto ou livro.

Um resumo é um texto que apresenta brevemente as principais ideias de outro trabalho. Seu objetivo é proporcionar aos leitores uma ideia do que podem encontrar naquela obra e, se necessário, levá-los até ela. Para fazer um resumo, você precisa selecionar um texto que lhe interesse, lê-lo cuidadosamente e analisar bem seu conteúdo.

O que é fichamento textual ou de Resumo: Este tipo de folha serve para registrar as ideias apresentadas numa sequência lógica, expondo os pontos principais e secundários, assim como os argumentos, justificações, exemplos e outros elementos ligados a eles. O objetivo é resumir de uma forma completa. Não deve ser muito longo ou curto; como um resumo de partes de um texto. Sua elaboração inclui referências ao texto e considerações pessoais sobre o texto em questão.

Elementos que definem o que é fichamento textual

O fichamento textual é uma tarefa importante que é utilizada em qualquer pesquisa científica. De fato, os fichamentos são fundamentais quando se trata de escrever um trabalho de literatura que requer uma referência teórica. Estes documentos ajudam a “atualizar” o conhecimento do tema em questão e podem até ser usados como um “assistente” na organização da próxima documentação. Entretanto, estes documentos também podem ser úteis para aqueles que querem melhorar suas habilidades de escrita ou simplesmente querem coletar dados para pesquisas futuras.

O que é fichamento textual? A fichamento textual é a citação do texto completo da autoridade que tiver usado na sua pesquisa. A ficha de citação mostra os nomes das pessoas que você consultou. As fichas de dos professores são mais detalhadas para que você tenha consultado o material que eles precisam para seus estudos ou projetos de pesquisa.

Os exemplos de pesquisa científica são uma boa maneira de começar. A revisão destes tipos de texto mostrará como outros apresentam seus dados, como declaram suas reivindicações e como apoiam seus argumentos. Estes recursos são frequentemente formatados como artigos científicos convencionais, mas podem ser mais informais ou até mesmo peças de opinião.

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!