A técnica de elaboração de fichamento é uma técnica de estudo pessoal. A prática é geralmente fundamental para estudos que requerem extensa consulta bibliográfica, com a leitura de livros, artigos, periódicos e outros documentos. Embora seja mais frequentemente utilizada para documentos escritos, pode-se arquivar conteúdos de diferentes mídias, como áudio, audiovisual e até mesmo fotográficos.
Se você quer passar em um curso com sucesso e obter boas notas, então você precisa usar a pesquisa acadêmica. Este curso lhe ensinará como fazer isso, incluindo como buscar recursos úteis, bem como como resumir e citar de forma realmente eficaz.
Como fazer um fichamento?
A técnica de elaboração de fichamento é uma atividade onde os estudantes analisam, resumem e explicam todas as ideias principais em um texto. É uma prática comum entre os profissionais que leem extensivamente. A técnica é útil, especialmente quando se trabalha com livros didáticos que cobrem grandes áreas do conhecimento, como medicina ou engenharia.
A técnica de elaboração de fichamento ou sumarização é frequente nas pesquisas científicas. O objetivo principal do trabalho é dar uma visão geral dos principais conceitos apresentados em um tópico e mostrar informações que já foram discutidas. Desta forma, é possível identificar ideias-chave e questões que merecem mais atenção. O fichamento é um formato padrão para referências bibliográficas anotadas. Atualmente é considerado um estilo de referência que pode ser usado em qualquer documento escrito. Para ser informado sobre esta ferramenta, você pode ler o artigo “Introdução à ABNT”.
Este é um texto original completo, que pode ser lido de diferentes maneiras: olhando a tabela de conteúdo e seções ou lendo o livro inteiro. Você também pode ver a estrutura de um artigo, com dados de publicação e dados de pré-publicação, assim como extras como tabelas de arquivos Excel (em .xlsx), figuras de arquivos de imagem (.jpeg), etc.
O fichamento deve ser em letra Arial ou Times New Roman, tamanho 12 e com um espaçamento de linha de 15 pontos. As margens superior e esquerda devem ser de 1,5 cm, enquanto as inferior e direita devem ser de 2 cm. Além disso, você pode usar negrito/italiano/sublinhado para destacar palavras ou frases-chave no texto, usando um fundo colorido, se necessário. As dicas para técnica de elaboração de fichamento: Certifique-se de ter técnica de elaboração de fichamento consistente sempre que possível (por exemplo, use sempre Times New Roman tamanho 12); sempre à mesma distância da esquerda; use um formato consistente para cabeçalhos e subtítulos
Elementos de técnica de elaboração de fichamento
Na pesquisa científica, as técnica de elaboração de fichamento são um padrão. São utilizadas em trabalhos acadêmicos, embora tenham propósitos diferentes: algumas as utilizam para fazer referência a ideias e trabalhos originais, outras o fazem para evitar o plágio. No entanto, é importante saber que o propósito de cada citação muda dependendo do campo em estudo.
Como exemplo, se você quiser citar um parágrafo de um livro, você escreveria um subtítulo tal como “paráfrase”. Dizendo que __________ disse ____________”, onde a primeira parte (citando a pessoa) e a segunda parte (o que eles disseram) são separadas por traços. Após sua declaração, acrescente outro traço para separá-lo de seus próprios pensamentos (que explicam como eles estavam errados ou certos).
A citação será usada quando o objetivo for lembrar o que foi escrito no texto sem reproduzi-lo por completo. Obrigatórias nas tarefas acadêmicas, as citações exigem este tipo de citação. Além do texto, também é necessário informar alguns dados, como a página onde a citação pode ser encontrada e outras informações bibliográficas sobre o trabalho. Para citações (ou documento completo), é necessário informar alguns dados, como a página onde a citação pode ser encontrada e outras informações bibliográficas sobre o trabalho.
Neste estudo, analisamos a relação entre várias características e o desempenho de um modelo de negócios. Nossa análise é baseada em dois modelos que foram desenvolvidos utilizando duas abordagens diferentes (NVP e CBR). Utilizamos um técnica de elaboração de fichamento de avaliação experimental para quantificar o impacto sobre o desempenho desses modelos, alterando seus parâmetros de entrada (preço, desconto e rentabilidade do programa).
O documento apresenta um estudo do impacto ambiental causado pelos resíduos sólidos urbanos gerados no município de São José dos Campos/SP. De acordo com os resultados obtidos, é possível concluir que a situação do saneamento e da qualidade ambiental neste município requer uma melhoria a fim de atingir um nível aceitável de funcionalidade para todos os habitantes.