Artigos

Elementos pós textuais abnt

Os elementos pós textuais abnt são aqueles apresentados após o desenvolvimento da monografia, e alguns deles são elementos obrigatórios, ou seja, após o desenvolvimento dos elementos pós textuais abnt e dos elementos textuais, podemos prosseguir para a parte final da preparação do trabalho acadêmico. Com a criação de uma monografia científica, é importante levar em conta e lidar com os elementos pós-textuais para garantir que todos os aspectos da análise que foi projetada, estejam corretos.

Segundo a ABNT NBR 14724:2011, os elementos pós textuais abnt são “a parte que segue o texto e complementa o trabalho”. O fato de os elementos pós-textuais serem de natureza complementar ao trabalho acadêmico não significa que eles precisem de menos atenção neste campo de estudo, pois são relevantes para a definição, apresentação e identificação das informações apresentadas nos elementos textuais.

Os elementos pós textuais abnt são aqueles que seguem o texto e complementam o trabalho. Estes incluem uma lista de referência, quadros, tabelas e figuras, embora algumas disciplinas não incluam estes elementos no formato e conteúdo de seus trabalhos acadêmicos. Como relevante para a definição, apresentação e identificação das informações apresentadas, também é importante destacar que esta parte cobre tudo o que precisamos saber sobre nossas monografias a fim de apresentá-las adequadamente e torná-las confiáveis para nosso público.

Para que servem os elementos pós textuais abnt ?

Uma boa monografia tem sempre uma bibliografia atraente. Portanto, é muito importante citar corretamente todas as referências, pois a análise desta parte de seu projeto de pesquisa é comum a todos os examinadores. Após a conclusão, você deve colocar uma lista alfabética das referências utilizadas em seu trabalho em ordem alfabética por sobrenome e sobrenome do autor. A lista de referência é uma lista de autores, livros e periódicos que contribuíram para o conhecimento e desenvolvimento do tema. É muito importante seguir todas as regras para que seu trabalho e sua credibilidade científica não sejam afetados.

As referências dos elementos pós textuais abnt devem ser aquelas que foram utilizadas na preparação da monografia e lidas antes da publicação. Normalmente é estabelecido que o TCC deve ter pelo menos 6 a 8 obras e somente em casos de excepcional importância, como por exemplo quando há uma entrevista com uma figura de destaque nacional ou internacional, este número pode ser excedido. 

É importante ter em mente que todas as obras referidas são publicações escritas que são adquiridas por meio de livros (livro), revistas (revista), artigos de jornal (jornal), sites da Internet (ponto com.), revistas científicas (periódicos) e bancos de dados on-line (banco de dados). Se forem material impresso, devem ter data de publicação, editor e local onde foram emitidos; se forem páginas web publicadas em seus próprios sites, devem indicar sua URL.

Cada um dos elementos pós textuais abnt é necessário na preparação de qualquer monografia, mas vamos nos concentrar na forma de organizá-los. Os principais são as referências e a bibliografia. Antes de colocar sua lista de referências, você deve saber que é obrigatório citar os trabalhos consultados e utilizados durante o desenvolvimento de seu TCC. Isto pode ser feito listando-as no final de seu texto em ordem alfabética ou agrupando-as em categorias relacionadas a um tópico acadêmico.

Um trabalho científico usado como referência em seu texto deve ser escrito por um autor com credenciais adequadas, seguindo as regras da norma ABNT NBR 6023:2018. Deve seguir uma estrutura uniforme e não exceder duas linhas. A fonte para referências é Times New Roman ou Arial 12. No final de seu trabalho, as citações devem ser separadas uma da outra por um único espaço em branco.

Itens dos elementos pós textuais abnt

Elementos pós textuais abnt: Glossário. Elemento opcional, usado se houver palavras na monografia que não tenham um significado que seja facilmente compreendido. Para evitar interpretações errôneas das palavras utilizadas, é importante elaborar o glossário para deixar claro o significado dos termos técnicos utilizados. Palavras estrangeiras utilizadas no trabalho acadêmico também devem ser incluídas no glossário.

Glossário: elementos pós textuais abnt opcional, usado se houver palavras na monografia que não tenham um significado que seja facilmente compreendido. Para evitar interpretações errôneas das palavras utilizadas, é importante elaborar o glossário para deixar claro o significado dos termos técnicos utilizados. Palavras estrangeiras utilizadas no trabalho acadêmico também devem ser incluídas no glossário. De acordo com a norma ABNT NBR 14724, um glossário é: “uma lista de palavras ou expressões técnicas de uso restrito ou significado obscuro utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definições” (ABNT NBR 14724:2008).

 Principalmente nas monografias nas áreas de filosofia, sociologia, pedagogia, letras, etc., há necessidade de acrescentar um glossário porque, em muitos casos, é utilizada uma referência teórica que utiliza certas palavras com um significado específico, tornando importante apresentar o significado exato dos termos utilizados no TCC. O apêndice é um elemento que pode ajudar os editores das revistas científicas a facilitar a compreensão de novos conceitos ou ideias apresentadas pelo pesquisador. A forma em que o apêndice aparece impresso depende de vários fatores, como por exemplo: – A normalidade de sua inclusão em um trabalho. – O número de apêndices que são utilizados em cada artigo. – A frequência de uso/explicação destes itens.

De acordo com a norma ABNT NBR 14724, somente papel branco ou reciclado pode ser utilizado. Estas páginas podem ser datilografadas em preto. As cores só podem ser usadas para ilustrações. As margens devem ser: esquerda e superior: 3cm; direita e inferior: 2cm; superior direita e inferior direita: 3cm; superior esquerda e inferior esquerda: 2cm

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!