O Programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) oferece cursos de mestrado e doutorado com o objetivo de formar pesquisadores e docentes atuantes em diversas áreas da física, bem como em temas na fronteira com outras disciplinas. Desde a sua criação em 1971, o programa já formou mais de 1.163 mestres e cerca de 879 doutores, tendo recebido nota 7 (nota máxima) nos processos avaliatórios da CAPES nos últimos três triênios.
A formação proporcionada pelos cursos engloba disciplinas, pesquisa orientada, estágio docente, participação em eventos científicos e interação com pesquisadores renomados. O corpo docente do programa é composto por aproximadamente 75 professores permanentes e 20 colaboradores, com ampla experiência e reconhecimento em suas áreas de atuação, abrangendo temas como trabalho de faculdade, monografia, dissertação, tese, pesquisa acadêmica, artigo científico, estudo de caso, projeto de conclusão de curso, ensaio acadêmico e revisão de literatura.
Principais aprendizados
- O programa de pós-graduação em física da UNICAMP oferece cursos de mestrado e doutorado com foco na formação de pesquisadores e docentes.
- Desde 1971, o programa já formou mais de 1.163 mestres e 879 doutores, recebendo nota máxima (7) nos processos avaliatórios da CAPES.
- A formação engloba disciplinas, pesquisa orientada, estágio docente, participação em eventos científicos e interação com pesquisadores renomados.
- O corpo docente do programa é composto por aproximadamente 75 professores permanentes e 20 colaboradores, com ampla experiência e reconhecimento em suas áreas de atuação.
- As linhas de pesquisa abrangem temas como trabalho de faculdade, monografia, dissertação, tese, pesquisa acadêmica, artigo científico, estudo de caso, projeto de conclusão de curso, ensaio acadêmico e revisão de literatura.
O programa de pós-graduação em Física da UNICAMP
O programa de pós-graduação em física do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) oferece cursos de mestrado em física e doutorado em física, com duas áreas de concentração: “Física” e “Física Aplicada”.
Objetivos e áreas de concentração
A área de concentração em Física envolve estudos teóricos e experimentais abrangentes em diversas subáreas da física, com ênfase no aprofundamento de conceitos fundamentais. Já a área de Física Aplicada engloba estudos teóricos ou experimentais de física aplicada e/ou interdisciplinar, apresentando maior flexibilidade curricular.
Os títulos outorgados pelo programa são: Mestre(a) em Física, Mestre(a) em Física Aplicada, Doutor(a) em Ciências na Área de Física ou Doutor(a) em Ciências na Área de Física Aplicada.
“O programa de pós-graduação em física do IFGW/UNICAMP oferece uma formação sólida e versátil, capacitando pesquisadores para atuar em diversas frentes da física e física aplicada.”
Linhas de pesquisa e trabalho de faculdade
O programa de pós-graduação em física da UNICAMP oferece aos seus alunos uma ampla gama de linhas de pesquisa e temas de estudo. Essas áreas abrangem desde a física atômica e molecular até a física da matéria condensada, passando pela física de partículas e campos, física em medicina e biologia, física estatística, cosmologia, fotônica, informação quântica, materiais avançados, nanociência, óptica e sistemas dinâmicos.
Os mestres e doutores formados pelo programa de pós-graduação em física da UNICAMP são reconhecidos por sua sólida formação metodológica e por sua ampla versatilidade na pesquisa científica. Esses profissionais são capazes de abordar e interpretar os aspectos fundamentais de novos problemas com a profundidade e a compreensão características de um pesquisador em física.
“O programa de pós-graduação em física da UNICAMP está preparando os próximos líderes e inovadores na área de física.”
Seja na elaboração de trabalhos de faculdade, dissertações ou teses, os alunos do programa têm a oportunidade de se aprofundar em temas de pesquisa de alto nível, contribuindo para o avanço do conhecimento científico em diversas linhas de pesquisa.
Processo seletivo e requisitos
O ingresso de alunos no programa de doutorado em física da UNICAMP é realizado através de um processo seletivo semestral, de acordo com o calendário publicado. Podem se inscrever portadores de diploma de mestrado em física ou áreas afins. A seleção é realizada por uma comissão específica, sendo o resultado final homologado pela Comissão de Pós-Graduação.
Critérios de admissão
O processo seletivo leva em consideração diversos critérios de admissão, tais como:
- Histórico acadêmico do candidato
- Desempenho em disciplinas de física
- Projeto de pesquisa e áreas de interesse
- Cartas de recomendação de professores
- Proficiência em língua inglesa
Não há cobrança de mensalidades ou taxas de matrícula, porém o candidato deve dispor de condições financeiras para realizar o curso com a dedicação necessária, uma vez que não está previsto qualquer tipo de auxílio financeiro.
“A seleção de candidatos é rigorosa, buscando atrair os melhores talentos para o nosso programa de doutorado em física.”
Conclusão
O Programa de Pós-Graduação em Física do IFGW/UNICAMP se destaca por oferecer uma formação de excelência para pesquisadores e docentes. Com suas áreas de concentração abrangentes e um corpo docente altamente qualificado, o programa prepara os alunos de mestrado e doutorado de forma abrangente, envolvendo disciplinas, pesquisa orientada, participação em eventos científicos e interação com pesquisadores renomados.
Os esforços deste programa de doutorado em física têm sido reconhecidos pela CAPES, que atribui as melhores avaliações ao IFGW/UNICAMP. Seus egressos estão aptos a atuar não apenas na pesquisa acadêmica e no ensino superior, mas também em empresas e startups, contribuindo para o avanço da física e da inovação tecnológica no Brasil.
Essa sólida formação em pós-graduação em física oferecida pelo IFGW/UNICAMP é fundamental para capacitar os profissionais que irão impulsionar o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país, consolidando o papel da UNICAMP como uma das principais instituições de ensino e pesquisa do Brasil.