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Desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica em arte contemporânea

Trabalho de faculdade

O desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica em arte contemporânea é um processo complexo que envolve a interação entre teoria e prática. Pesquisadores na área de artes visuais precisam lidar com a ausência de parâmetros rígidos, uma vez que a arte contemporânea questiona fronteiras e desafia convenções estabelecidas. Neste contexto, a pesquisa em artes torna-se um campo fértil para a investigação e a experimentação, exigindo do artista-pesquisador habilidades diversificadas e a capacidade de “inventar o seu próprio modo de fazer”. A obra de arte é, ao mesmo tempo, um processo de formação e de produção de significados, demandando uma abordagem metodológica que leve em conta as dimensões do pensamento, dos procedimentos práticos e da articulação com o campo do conhecimento.

Principais aprendizados

  • A pesquisa acadêmica em arte contemporânea é um processo complexo e desafiador.
  • Pesquisadores em artes visuais precisam lidar com a ausência de parâmetros rígidos.
  • A arte contemporânea questiona fronteiras e desafia convenções estabelecidas.
  • A pesquisa em artes é um campo fértil para investigação e experimentação.
  • O artista-pesquisador deve possuir habilidades diversificadas e capacidade de “inventar o seu próprio modo de fazer”.
  • A obra de arte é um processo de formação e produção de significados.
  • A abordagem metodológica deve considerar as dimensões do pensamento, dos procedimentos práticos e da articulação com o campo do conhecimento.

Considerações metodológicas para a pesquisa em artes

A pesquisa em artes visuais é um território fértil, exigindo uma abordagem metodológica cuidadosa. É fundamental compreender os diferentes paradigmas de pesquisa, suas premissas e limitações. Enquanto o paradigma positivista busca a predição e o controle de fenômenos por meio de modelos hipotético-dedutivos, o paradigma pós-positivista/qualitativo reconhece a existência de múltiplas realidades construídas socialmente.

Para os artistas envolvidos em pesquisas baseadas na prática e visando uma tese-criação, o paradigma pós-positivista se mostra mais adequado, pois permite a exploração de aspectos subjetivos e intersubjetivos do mundo experiencial. Essa abordagem tem ganhado espaço nas universidades, à medida que pesquisadores em ciências sociais buscam formas alternativas de expressar a complexidade do mundo humano.

Pesquisa e paradigma

Historicamente, os artistas têm realizado seus trabalhos fora do ambiente acadêmico, sendo treinados em ambientes de conservatório com foco na prática artística. No entanto, a inserção da arte nas universidades tem trazido desafios, uma vez que a prática artística nem sempre se enquadra nos modelos de pesquisa tradicionais.

Muitos artistas-pesquisadores buscam superar a dicotomia entre teoria e prática, integrando-as de forma híbrida e processual em seus processos criativos. Essa abordagem demanda um enquadramento metodológico adequado, que valorize a dimensão teórica inerente à obra de arte e reconheça a pesquisa em artes como um campo fértil de investigação e experimentação.

Artistas em universidades

A inserção da prática artística nas universidades tem sido um desafio, uma vez que essa abordagem nem sempre se enquadra nos modelos de pesquisa tradicionais. No entanto, muitos artistas-pesquisadores têm buscado formas de integrar a teoria e a prática, explorando a pesquisa em artes como um campo fértil de investigação e experimentação.

Essa integração entre teoria e prática demanda um enquadramento metodológico adequado, que valorize a dimensão teórica inerente à obra de arte e reconheça a pesquisa em artes como um campo de investigação e experimentação.

Trabalho de faculdade: Tese, dissertação e pesquisa acadêmica

A redação de teses, dissertações e monografias é uma parte fundamental da pesquisa acadêmica em artes visuais. Esses trabalhos exigem do artista-pesquisador a capacidade de articular teoria e prática de forma coerente e original. Diferentemente da pesquisa científica, que busca a comprovação de hipóteses e a generalização de resultados, a pesquisa em artes parte da maneira como a obra é feita, enraizando-se nos processos criativos do artista.

Nesse contexto, a dimensão teórica da obra não deve ser entendida como mera ilustração de conceitos, mas como uma articulação entre a obra específica (ou uma série de obras) e o campo de conhecimento interdisciplinar. O trabalho teórico tem a função de elucidar o posicionamento da obra (ou de seu criador) em relação à produção contemporânea e à História da Arte, revelando um sentido além do que é visível na obra final.

A redação técnica e a revisão de literatura são habilidades essenciais para a elaboração de uma pesquisa acadêmica de qualidade em artes. Ao dominar essas competências, o artista-pesquisador pode construir uma dissertação ou tese que não só explore sua prática artística, mas também contribua para o avanço do conhecimento em sua área.

pesquisa acadêmica em arte

Tipo de Trabalho Nível de Profundidade Público-alvo
Monografia Introdutório Graduação
Dissertação Intermediário Mestrado
Tese Avançado Doutorado

“A pesquisa em artes visuais parte da maneira como a obra é feita, enraizando-se nos processos criativos do artista.”

Desafios da pesquisa em artes visuais

A pesquisa em artes visuais é um campo desafiador, envolvendo a articulação de três dimensões fundamentais: o pensamento e as ideias, os procedimentos práticos e técnicos, e a produção de significados em constante formação e deslocamento. Essas dimensões estabelecem um processo dialético, em que a superfície e a profundidade, a consciência e o inconsciente, trocam constantemente durante a pesquisa.

Idéias, procedimentos e significados em formação e deslocamento

Mais do que encontrar respostas definitivas, a pesquisa em artes visa colocar questões e provocar deslocamentos no campo específico do conhecimento das artes visuais. A obra de arte carrega em si uma dimensão teórica, que não se limita à mera ilustração de conceitos, mas articula-se com a maneira como a obra é feita, propondo um ponto de vista particular e atualizando sua produção de significados.

Um sentido além do que vimos

A pesquisa em artes visuais parte do pressuposto de que toda obra de arte contém em si mesma sua dimensão teórica, que atua como os alicerces da casa, dando sustentação à obra, embora nem sempre seja aparente. Essa dimensão teórica se constitui na colocação em cena de ideias, seja por meio da linguagem plástico-visual, seja por meio de conceitos. Os conceitos, por sua vez, emergem dos próprios procedimentos e modos de trabalhar do artista, evidenciando-se no processo de instauração da obra e articulando-se com o campo de conhecimento específico e/ou interdisciplinar. Assim, a obra de arte possui um sentido além do que vemos em sua configuração formal e material, cabendo à pesquisa teórica elucidar esse sentido, aproximando o que parece afastado e distanciando o que parece próximo, para posicionar a obra (ou seu criador) em relação à produção contemporânea e à História da Arte.

Conclusão

A pesquisa acadêmica em arte contemporânea é um processo complexo que requer do artista-pesquisador a capacidade de articular teoria e prática de forma híbrida e processual. Ao inserir-se no ambiente universitário, o artista deve superar a dicotomia entre a prática artística e os modelos de pesquisa tradicionais, adotando uma abordagem metodológica que valorize a dimensão teórica inerente à obra de arte.

Esse desafio envolve a compreensão de diferentes paradigmas de pesquisa, bem como a capacidade de investigar as três dimensões entrelaçadas no processo de instauração da obra: as ideias, os procedimentos práticos e a produção de significados em constante deslocamento. Ao reconhecer que a obra de arte carrega em si uma dimensão teórica, a pesquisa em artes visuais pode revelar um sentido além do que é imediatamente visível, posicionando a obra e seu criador em relação à produção contemporânea e à História da Arte.

Nesse contexto, a pesquisa acadêmica em arte contemporânea se apresenta como uma jornada singular, na qual o artista-pesquisador é desafiado a integrar teoria e prática, a fim de gerar conhecimento que expanda os limites da compreensão artística e contribua para a evolução do campo das artes visuais.

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