Artigos

Como elaborar uma resenha acadêmica nas normas da ABNT.

Durante todo o curso da graduação, das pós graduações e outros cursos, muitos trabalhos acadêmicos são exigidos e solicitados pelos professores.

Assim, um dos trabalhos acadêmicos mais frequentemente solicitados é a redação argumentativa dissertativa.

Se você está tendo dificuldades em elaborar o seu trabalho acadêmico, este texto vai lhe orientar a como fazer redação argumentativa, com os seus elementos principais, explicando de forma concisa as suas características.

Fique ligado neste texto para dicas importantes sobre os elementos da redação argumentativa, esperamos que ele possa te ajudar!

COMO FAZER REDAÇÃO ARGUMENTATIVA – Quais são as características da Redação Argumentativa?

Uma redação argumentativa é a expressão textual de uma ideia, conceito ou opinião, através do ponto de vista do autor, com o objetivo principal de convencer ou dissuadir o leitor das ideias propostas naquele texto.

Deste modo, você deverá realizar, em primeiro lugar, uma introdução de sua redação já afirmando a sua opinião. Não se esqueça, porém, de que a redação argumentativa é escrita em terceira pessoa!

Após a introdução de sua opinião ou posicionamento, você deverá realizar o desenvolvimento de seu argumento, dispondo-o de maneira objetiva, clara, concisa e bem fundamentada!

Assim, nesta sessão é importante desenvolver toda a argumentação, todos os pontos a favor de sua tese e responder aos pontos e argumentos contrários!

Vamos ver agora quais são os tipos de argumentação que sua redação argumentativa poderá conter!

COMO FAZER REDAÇÃO ARGUMENTATIVA – Quais são os tipos de redação argumentativa?

Existem alguns tipos de argumentação mais comuns para sua redação argumentativa.

Vamos falar agora como fazer redação argumentativa do tipo de autoridade, consenso, observação e por lógica.

A argumentação pela autoridade tentará construir o convencimento através da opinião comprovada de especialistas sobre o tema.

Já a argumentação por consenso trará o convencimento através de proposições já consagradas pelo senso comum e pelo consentimento geral do público leitor.

Assim, a argumentação por observação procurará trazer o convencimento através da análise documental e primária de uma fonte que poderá ser observada e conferida por todos os leitos.

Por último, há a argumentação através da fundamentação lógica. Com este tipo de argumentação, o convencimento virá através da argumentação baseada no raciocínio lógico, de necessidades e consequências lógicas, nos princípios de causa e efeito e no princípio de identidade, por exemplo!

COMO FAZER REDAÇÃO ARGUMENTATIVA – Faça a sua redação argumentativa com a COMPRE TCC!

Falamos neste texto, algumas dicas importantes de como fazer redação argumentativa.

No entanto, no curso de um trabalho acadêmico, podem emergir ainda muitas dificuldades, e é aí que a COMPRE TCC poderá te ajudar!

Através de uma experiente e qualificada consultoria acadêmica, a COMPRE TCC vem orientando, há mais de 10 anos, estudantes que – por inúmeras razões – não estão conseguindo desenvolver, elaborar e escrever os seus trabalhos acadêmicos.

É por isso que você deve nos contatar! A COMPRE TCC poderá te ajudar com qualquer tipo de trabalho acadêmico, inclusive a redação argumentativa!

Se este texto te ajudou, pense nas possibilidades de uma consultoria acadêmica como a COMPRE TCC!

Fale conosco, nós podemos te ajudar!

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!