Você já esteve na situação de desenvolver o seu texto com maestria e, ao final, ficar sem saber como fazer uma conclusão para ele? Use conclusões prontas! Isso é muito mais comum do que você imagina. Pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas sobre o que é uma boa conclusão de texto para web, o que ela deve e não deve ter, além de alguns exemplos para você aprender de uma vez por todas como fechar os seus textos com chave de ouro! Concluir um texto não é repetir tudo que foi dito com outras palavras em uma frase curta.
A conclusões prontas é o fechamento do que você desenvolveu ao longo do conteúdo e o reforço da ideia principal, podendo até contar com chamadas para reflexão e ação dos leitores. A conclusão de um texto é um dos momentos mais importantes na criação do seu produto, que pode ser um artigo, redação ou também um site. Pensando nisso, reunimos neste post algumas dicas sobre o que é uma boa conclusão de texto para web, o que ela deve e não deve ter, além de alguns exemplos para você aprender de uma vez por todas como fechar os seus textos com chave de ouro!
Para que serve?
Como duas ou três sentenças são suficientes para declarar sua conclusão. O mais importante é mantê-lo curto e direto ao ponto, para que não tome muito tempo do leitor. Entretanto, você também pode acrescentar um toque final a sua conclusão resumindo os principais pontos de retirada de seu texto, a fim de deixar uma impressão final em seu público.
Sua conclusões prontas é a última chance de ganhar o apoio de seus leitores para suas ideias e argumentos. Use esta seção para recapitular os principais pontos e argumentos de seu texto e fazer sua observação mais uma vez.
Uma conclusão é o último parágrafo de seu artigo. É onde você resume os pontos que você fez e vincula esses pontos à sua principal questão de pesquisa. A conclusão deve ser concisa e direta, certificando-se de que ela se mantenha no tópico e não se afaste do objetivo do artigo. Você não precisa voltar ao seu trabalho para lembrar os leitores de tudo o que leram até agora!
As conclusões prontas são uma grande oportunidade para deixar uma impressão duradoura nos leitores. Use texto em negrito, com todas as letras maiúsculas, para enfatizar as palavras mais importantes. Inclua apenas os pontos-chave de seu estudo e use uma pergunta ou frase que direcione os leitores à ação. Evite clichês, como “em suma” ou “para resumir” – eles são muito usados e óbvios.
Recomendações de conclusões prontas
Na seção de conclusões prontas de seu artigo de pesquisa, você pode reafirmar seus argumentos e enfatizar os pontos principais. Se possível, apresente uma conclusão que inspire os leitores a continuar suas pesquisas neste campo. Tente evitar clichês como “em resumo”, “em resumo”, “resumindo”, “exsudando” ou palavras similares que são usadas em excesso e perderam seu efeito de novidade.
Relatórios e investigações são uma ótima maneira de fazer passar sua mensagem. Mas se você pensar nisso, há mais do que apenas reunir os fatos, um relatório eficaz. Atraia os leitores com suas descobertas, elaborando uma conclusão que responda às suas perguntas, apresente soluções sólidas e esboce passos para a ação.
O parágrafo final de seu relatório deve resumir os pontos principais e fazer uma recomendação para o futuro. Um breve resumo do propósito, objetivos e metodologia pode seguir este. O último parágrafo deve ser uma conclusão que forneça uma visão geral do artigo e de suas conclusões.
Saiba mais sobre como escrever conclusões prontas para seus trabalhos acadêmicos! Este artigo inclui dicas sobre como estruturar seus pensamentos e fornecer um resumo das principais ideias e argumentos, propor uma ideia que possa ser aplicada para resolver um problema, ou gerar reflexão.