Artigos

Guia Prático de Referencial Teórico para TCC

como fazer um referencial teórico para tcc

O referencial teórico, também conhecido como fundamentação teórica, é uma das partes mais importantes do artigo científico ou da monografia, mas muitas pessoas enfrentam dificuldades ao escrevê-lo. No entanto, é possível seguir métodos e técnicas específicas para elaborar o referencial teórico com eficiência e rapidez. Neste guia prático, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre como fazer um referencial teórico para o seu TCC. Vamos discutir o conceito e a importância do referencial teórico, a estrutura e o desenvolvimento do referencial teórico, como citar as referências corretamente, e forneceremos exemplos e modelos para ajudá-lo a elaborar o seu referencial teórico de forma adequada.

Principais pontos abordados:

  • Como fazer um referencial teórico para TCC;
  • Modelo de referencial teórico para TCC;
  • Passo a passo para elaborar o referencial teórico;
  • Dicas importantes para o referencial teórico do TCC;
  • A importância do referencial teórico para o seu trabalho acadêmico;
  • Como citar as referências corretamente no referencial teórico;
  • Exemplos de referencial teórico para TCC;
  • Como elaborar um referencial teórico de forma eficiente.

O que é Referencial Teórico e o que é fundamentação teórica

O referencial teórico e a fundamentação teórica são expressões que têm o mesmo significado e são utilizadas para se referir ao embasamento teórico da pesquisa. O referencial teórico é o conjunto de conhecimentos teóricos relacionados aos elementos do tema do trabalho acadêmico, que são copiados de outros autores, organizados, descritos e inseridos no texto. Existem outras expressões que podem ser utilizadas com o mesmo sentido, como revisão bibliográfica, revisão de literatura e abordagem teórica. A escolha da nomenclatura pode variar de acordo com as normas da instituição.

No desenvolvimento do trabalho, o referencial teórico pode ser organizado em capítulos específicos ou subtítulos, dependendo das normas da faculdade. É importante utilizar citações diretas e indiretas corretamente, de acordo com as normas da ABNT.

Para um melhor entendimento, apresentamos a seguir as definições de referencial teórico e fundamentação teórica:

Termo Definição
Referencial Teórico Conjunto de conhecimentos teóricos relacionados ao tema do trabalho acadêmico, utilizados como embasamento e inseridos no texto.
Fundamentação Teórica Processo de copiar, organizar, descrever e inserir no texto os conhecimentos teóricos relacionados ao tema do trabalho acadêmico.

Como pode ser observado, o referencial teórico é o resultado da fundamentação teórica, que consiste em todo o processo de pesquisa e utilização dos conhecimentos teóricos relevantes para embasar o trabalho.

Como fazer um Referencial Teórico para TCC passo a passo

A elaboração do referencial teórico para o TCC requer seguir um passo a passo específico. Primeiramente, é importante definir os capítulos ou subtítulos do referencial teórico, que devem ser organizados de acordo com os objetivos específicos da pesquisa. Recomenda-se dividir o tema em pelo menos três partes, correspondentes aos objetivos específicos.

Em seguida, é necessário buscar materiais e autores relevantes para embasar o referencial teórico, levando em consideração o método de pesquisa escolhido. É importante citar corretamente as referências utilizadas, seguindo as normas da ABNT.

Por fim, recomenda-se que o referencial teórico seja redigido de forma clara e objetiva, evitando a reprodução literal do conteúdo dos autores, mas sim fazendo uma análise crítica e interpretativa das teorias apresentadas.

FAQ

O que é Referencial Teórico e o que é fundamentação teórica?

O referencial teórico e a fundamentação teórica são expressões que têm o mesmo significado e são utilizadas para se referir ao embasamento teórico da pesquisa. O referencial teórico é o conjunto de conhecimentos teóricos relacionados aos elementos do tema do trabalho acadêmico, que são copiados de outros autores, organizados, descritos e inseridos no texto. Existem outras expressões que podem ser utilizadas com o mesmo sentido, como revisão bibliográfica, revisão de literatura e abordagem teórica.

Como fazer um referencial teórico para TCC passo a passo?

A elaboração do referencial teórico para o TCC requer seguir um passo a passo específico. Primeiramente, é importante definir os capítulos ou subtítulos do referencial teórico, que devem ser organizados de acordo com os objetivos específicos da pesquisa. Recomenda-se dividir o tema em pelo menos três partes, correspondentes aos objetivos específicos. Em seguida, é necessário buscar materiais e autores relevantes para embasar o referencial teórico, levando em consideração o método de pesquisa escolhido. É importante citar corretamente as referências utilizadas, seguindo as normas da ABNT. Por fim, recomenda-se que o referencial teórico seja redigido de forma clara e objetiva, evitando a reprodução literal do conteúdo dos autores, mas sim fazendo uma análise crítica e interpretativa das teorias apresentadas.

Links de Fontes

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!