Artigos

Aprenda Como Fazer Referência de Site Corretamente

como fazer referencia de site

Aprender a fazer referência de site corretamente é essencial para qualquer trabalho acadêmico. Ao utilizar informações de sites e endereços eletrônicos, é importante seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para garantir a credibilidade do trabalho e evitar plágio. Nesta seção, vamos guiá-lo passo a passo sobre como fazer referência de diferentes tipos de sites, como sites de jornal, revistas eletrônicas, publicações periódicas, página inicial de sites, enciclopédias e dicionários. Também forneceremos dicas extras para utilizar fontes de pesquisas de sites e endereços eletrônicos de forma correta. Com este guia completo, você se tornará um expert em citação APA e nas diretrizes da ABNT.

Aprenda Como Fazer Referência de Site Corretamente – Principais Tópicos:

  • Como fazer referência de sites de jornal
  • Como referenciar outros tipos de sites e fontes
  • Exemplos de referência de site de jornal corretamente
  • Exemplos de referência de outros tipos de sites corretamente
  • Dicas para fazer referência de site de forma eficiente

Principais Pontos:

  • Aprenda a fazer referência de diferentes tipos de sites, seguindo as normas da ABNT
  • Entenda como referenciar corretamente sites de jornal, revistas eletrônicas e outros tipos de fontes online
  • Conheça exemplos de referências de sites para facilitar o seu trabalho acadêmico
  • Receba dicas para fazer referência de site de forma eficiente

Como fazer referência de sites de jornal

Referenciar artigos de jornal online pode parecer complicado, mas com as normas da ABNT, é possível fazer isso de forma fácil e correta. Para fazer a referência de um site de jornal, é preciso considerar se há autoria conhecida ou não. Caso exista autoria conhecida, deve-se incluir o sobrenome e o nome do autor, seguidos pelo título da matéria, nome do jornal, cidade de publicação (se houver), dia, mês e ano de publicação e a URL do artigo. Por outro lado, se não há autoria conhecida, basta colocar o título da matéria, nome do jornal, cidade de publicação (se houver), dia, mês e ano de publicação e a URL do artigo. A data de acesso ao site também deve ser mencionada. Aqui estão alguns exemplos de como fazer referência de sites de jornal corretamente:

Tipo de Artigo Exemplo de Referência
Artigo com autoria conhecida Sobrenome, N. Título do artigo. Nome do Jornal, Cidade, Dia mês Ano. Disponível em: URL. Acesso em: Data de acesso ao site.
Artigo sem autoria conhecida Título do artigo. Nome do Jornal, Cidade, Dia mês Ano. Disponível em: URL. Acesso em: Data de acesso ao site.

referência de site de jornal

Como referenciar outros tipos de sites e fontes

Além dos sites de jornal, é possível encontrar informações relevantes em outros tipos de sites, como revistas eletrônicas, publicações periódicas, páginas iniciais de sites, endereços eletrônicos de documentos, enciclopédias e dicionários. Cada tipo de site possui sua própria forma de referência, que deve ser seguida de acordo com as normas da ABNT.

Para referenciar um site de revista eletrônica, é necessário incluir o autor ou nome da organização responsável, título do artigo ou matéria, título da revista ou site, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, páginas do artigo, mês e ano de publicação, URL do site e data de acesso ao site.

No caso de uma publicação periódica, lembre-se de incluir o autor ou nome da organização responsável, título do artigo ou matéria, título da publicação, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, páginas do artigo, mês e ano de publicação, URL do site e data de acesso ao site.

Referenciar a página inicial de um site requer a inclusão do título do site, local de publicação, URL do site e data de acesso ao site. Já para um endereço eletrônico de documento, é necessário mencionar o título do documento, autor, local de publicação, disponibilidade (online), URL do documento e data de acesso ao site.

Por fim, referenciar um site de enciclopédia ou dicionário requer a inclusão do autor ou nome da organização responsável, título do artigo ou entrada, título do site, local de publicação, URL do site e data de acesso ao site.

FAQ

Como fazer referência de sites de jornal?

Para fazer a referência de um site de jornal, é preciso considerar se há autoria conhecida ou não. Caso exista autoria conhecida, deve-se incluir o sobrenome e o nome do autor, seguidos pelo título da matéria, nome do jornal, cidade de publicação (se houver), dia, mês e ano de publicação e a URL do artigo. Por outro lado, se não há autoria conhecida, basta colocar o título da matéria, nome do jornal, cidade de publicação (se houver), dia, mês e ano de publicação e a URL do artigo. A data de acesso ao site também deve ser mencionada.

Como referenciar outros tipos de sites e fontes?

Além dos sites de jornal, é possível encontrar informações relevantes em outros tipos de sites, como revistas eletrônicas, publicações periódicas, páginas iniciais de sites, endereços eletrônicos de documentos, enciclopédias e dicionários. Cada tipo de site possui sua própria forma de referência, que deve ser seguida de acordo com as normas da ABNT. É importante lembrar de incluir o autor ou nome da organização responsável, título do artigo ou matéria, título da revista ou site, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, páginas do artigo, mês e ano de publicação, URL do site e data de acesso ao site.

Links de Fontes

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!