Artigos

como fazer fichamento textual

Como fazer fichamento textual? Um fichamento é o ato de fazer resumos dos trabalhos a fim de organizar as informações sobre o trabalho. Pode ser feito com textos ou qualquer outro tipo de documento, a fim de participar de debates, desenvolver o pensamento crítico e discutir ideias relacionadas à literatura ou à ciência. A ideia aqui é identificar diferentes trabalhos, conhecer seu conteúdo, analisar o material, fixar os dados que ele contém, escrever uma revisão e citações separadas.

A principal função destas notas é obter um resumo das informações que podem ser utilizadas posteriormente. Algumas pessoas as utilizam para obter uma melhor compreensão do que lêem, enquanto outras podem utilizá-las para resumir suas leituras e depois criar um esboço ou mesmo um rascunho para o papel.

Como fazer fichamento textual, passo a passo

Os resumos são uma ótima ferramenta para ajudá-lo a organizar e sintetizar as informações. Eles o ajudam a relembrar informações, portanto é mais fácil escrever uma revisão e citações separadas. Eles podem ser feitos de várias maneiras, desde a criação de notas sobre textos ou livros em cartões para organizar todas as informações até a identificação de diferentes obras, pesquisa sobre seu conteúdo e análise do material. Você pode utilizá-lo para diversos fins, como revisão para exames ou entrevistas de emprego, onde os empregadores esperam que você traga seu próprio trabalho como um exemplo de suas capacidades.

Como fazer fichamento textual? Preparar um fichamento não é tão difícil, mas pode ser um pouco de trabalho se você não souber por onde começar. Portanto, a dica é: antes de mais nada, leia o texto. Depois de entender o que está sendo dito, vá para uma segunda leitura, agora ciente do que está sendo discutido. Desta vez você será mais capaz de identificar as passagens que melhor resumem o assunto em cada segmento do texto e destacá-las. Depois disso, você poderá escolher entre um dos três principais tipos de fichas: informação resumida (algumas linhas em cada parágrafo); análise retórica (algumas frases em cada afirmação); ou até mesmo ambos juntos (ou seja, meia-síntese e meia análise retórica).

A fim de escrever um bom resumo, focando em como fazer fichamento textual, você deve ler o texto várias vezes. A primeira vez que você ler o que está sendo dito. Durante as duas ou três leituras seguintes, identifique parágrafos que resumam perfeitamente o assunto de cada segmento do texto e os destaque. Depois disso, você pode escolher entre um destes três tipos principais de itens:

Você já sabe como fazer fichamento textual e agora?

A leitura de registros é uma forma de resumir textos para entendê-los melhor. Por exemplo, eles podem ajudar a organizar as informações em um texto específico. Em um texto de não-ficção, cada segmento é coberto por uma frase; Em um texto de ficção, cada segmento pode ser resumido por um parágrafo ou vários parágrafos; Em um texto de poesia, é aconselhável registrar apenas algumas palavras que se destacam e que resumem o sentimento susceptível de ser transmitido por este poema. Como fazer fichamento textual? O primeiro passo é escolher como você quer fazer seu registro de leitura:

Neste artigo, apresentamos os três tipos mais comuns de fichamentos. Para isso, você pode utilizar qualquer número de técnicas, como as que acabamos de ver, para ajudá-lo em seu trabalho de redação científica. Não há ciência sem literatura. Portanto, não tenha medo de apreciá-la!

O terceiro tipo de folha é chamado temático, no qual destacamos a importância e o conteúdo de cada parágrafo com o objetivo de descobrir um tema que permeia todo o texto. Após a leitura do texto completo, especificar qual é o ponto principal, ou objetivo alcançado em cada seção, destacando os aspectos que podem ser utilizados posteriormente .

Nosso objetivo é ter uma forma simples, mas eficiente de apresentar o documento. Isto implicará em como fazer fichamento textual, destacar as partes do documento que consideramos mais relevantes, para que todos possam compreendê-las e considerá-las. A primeira coisa a fazer é ler o texto e depois revisá-lo novamente com este objetivo em mente. Em seguida, identificar uma série de passagens que resumem as principais ideias de cada segmento ou capítulo

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!