Artigos

Como fazer ficha bibliografica word?

A ficha bibliografica word é uma forma utilizada para organizar e classificar as referências bibliográficas. É muito útil na redação de trabalhos acadêmicos, dissertações, livros ou artigos. Com esta ferramenta, você poderá encontrar facilmente todas as informações relevantes dos trabalhos consultados.

Quando falamos de cartões bibliográficos, nos referimos àqueles cartões retangulares com duas partes: a parte superior é usada para escrever o autor e título do livro, o nome da revista ou tese. Desta forma, todos podem encontrá-lo facilmente. Ao realizar a pesquisa, é necessário anexar uma ficha bibliográfica a cada trabalho publicado, a fim de ter um registro dos dados dos autores. Portanto, é importante saber como fazer uma ficha bibliográfica. Neste artigo, você aprenderá exatamente como fazer isso em diferentes formatos e tamanhos.

O que é?

A fim de melhor identificar os livros que você tem que ler, recomendamos que você faça uma lista dos que são úteis. Uma vez terminados, se forem úteis, coloque-os em um cartão de índice com o nome de seu autor e o título no lado superior direito. Caso você queira copiar alguns fragmentos deles em sua tese ou outros trabalhos de pesquisa, escreva à esquerda – quais deles. Assim, você só terá que percorrer sua bibliografia uma única vez e descobrir onde você pode usar cada fonte.

A primeira coisa em sua ficha bibliografica word é o nome do autor. Primeiro coloque o sobrenome em maiúsculas seguido por uma vírgula e seu sobrenome em minúsculas. Se houver mais de um autor, você pode usar vírgulas ou pontos para separá-los (se houver muitos autores, basta listar o mais importante). Se uma fonte anônima tiver sido usada, liste o título primeiro. Sob isso, coloque o nome de seu livro com três números da UDC (Universal Decimal Classification). A UDC indica a que assunto seu livro pertence; depois acrescente três letras do sobrenome do autor seguido de três letras de seu título.

O nome do autor está escrito em maiúsculas como primeira palavra de sua ficha bibliográfica. Depois, em letras minúsculas, você coloca o nome do autor. Três números da UDC indicam se é um artigo, livro ou monografia; em seguida, siga três letras do sobrenome do autor. Se houver vários autores, use três letras do sobrenome de cada um até aparecerem na capa; se houver muitos autores, geralmente é suficiente colocar uma ou duas, no máximo, em uma ficha bibliográfica.

Você deve organizar os cartões por autor na sua ficha bibliografica word. Isto será necessário quando você começar a trabalhar em uma bibliografia, onde cada livro terá um verbete atribuído a ele. Armazene os cartões entre dois pedaços de papelão unidos com elásticos. Em cima do lado esquerdo, coloque de onde se refere (qual biblioteca), e do lado direito para qual pode ser útil – use-o para sua introdução, capítulo ou sub-capítulo.

Se você está escrevendo uma ficha bibliografica word, então a melhor maneira de obter a estrutura e organização correta é usar um esboço. Um esboço é uma lista de tópicos juntamente com seus subtópicos em forma de esboço. Desta forma, você pode ter certeza de que seu artigo é claramente organizado e fácil de seguir.

estrutura de ficha bibliografica word

Existem 3 partes principais que devem existir na ficha bibliografica word, que são: título, referências e conteúdo. Na primeira, é necessário destacar o título remoto, o título seguinte e o título específico. Além disso, você deve colocar classificação numérica e ordem alfabética se houver mais de uma carta para o mesmo título específico.

Em uma ficha bibliografica word você deve colocar seu sobrenome e nome completo. O primeiro do lado esquerdo será o autor. Primeiro você deve colocar o sobrenome em maiúsculas, seguido por uma vírgula e o nome em minúsculas. Se o livro foi escrito por mais de um autor, o nome com o qual você deve começar será o primeiro que aparece na capa da obra, você pode colocar o nome dos outros autores separados por vírgulas ou um ponto, mas se houver muitos autores, o principal é suficiente. Se não houver edições impressas (ou seja, um manuscrito inédito ou um CD-ROM sem impressão oficial), é fácil: escreva “sem edição” no lugar de “edição”, sem um número antes dele.

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!