Artigos

como fazer citação na monografia

Introdução

Como fazer citação na monografia: Você está prestes a concluir sua graduação ou pós-graduação e precisa escrever uma monografia ou TCC, mas está perdido quanto à citação de referências bibliográficas? Não se preocupe, neste blog de vendas de TCC e Monografias, vamos te ensinar como fazer citação na monografia de forma clara e objetiva.

Entendendo a importância das citações

Como fazer citação na monografia: As citações são fundamentais em trabalhos acadêmicos, pois mostram que o autor teve embasamento teórico para elaborar a pesquisa. Além disso, as citações ajudam a evitar plágios e mostram que o trabalho foi realizado com base em referências confiáveis.

Tipos de citação

Como fazer citação na monografia: Existem três tipos de citação: direta, indireta e citação de citação. A citação direta é quando o autor reproduz exatamente as palavras de outro autor. A citação indireta é quando o autor parafraseia o conteúdo de outro autor. Já a citação de citação é quando o autor cita um trecho que foi citado por outro autor.

Como fazer citação direta

Como fazer citação na monografia: Para fazer citação direta, é necessário colocar as aspas no início e no final do trecho citado, além de indicar o sobrenome do autor, ano da publicação e página onde o trecho foi encontrado. Exemplo: “O conhecimento é um processo em constante evolução” (Silva, 2010, p. 25).

Como fazer citação indireta

Como fazer citação na monografia: Para fazer citação indireta, não é necessário utilizar as aspas, mas é importante indicar o sobrenome do autor e o ano de publicação. Exemplo: Segundo Silva (2010), o conhecimento é um processo em constante evolução.

Como fazer citação de citação

Como fazer citação na monografia: A citação de citação deve ser utilizada apenas em casos excepcionais, pois pode comprometer a credibilidade do trabalho. Nesse tipo de citação, é necessário indicar o autor original e o autor que fez a citação, além de indicar o ano de publicação. Exemplo: Segundo Souza (2005, apud Silva, 2010), o conhecimento é um processo em constante evolução.

Referências bibliográficas

Como fazer citação na monografia: As referências bibliográficas devem ser incluídas no final do trabalho e devem seguir as normas da ABNT. É importante lembrar que todas as obras citadas no texto devem estar presentes nas referências bibliográficas.

As referências bibliográficas são elementos fundamentais da monografia e devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É importante lembrar que as referências devem ser organizadas em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do autor.

Ao citar um livro, por exemplo, é necessário informar o nome do autor, título do livro, edição, local de publicação, editora e ano de publicação. Já ao citar um artigo de revista, é necessário informar o nome do autor, título do artigo, nome da revista, volume, número, páginas e ano de publicação.

Além disso, é importante verificar se todas as informações foram inseridas corretamente e se as normas da ABNT foram seguidas. Uma citação mal feita pode comprometer a credibilidade do trabalho e prejudicar a nota final.

Por isso, é recomendável que o autor faça uma revisão cuidadosa das referências bibliográficas antes de finalizar a monografia. Dessa forma, é possível garantir a qualidade do trabalho e atender às expectativas da banca examinadora.

Conclusão

Como fazer citação na monografia: Agora que você já sabe como fazer citação na monografia, pode elaborar seu trabalho com tranquilidade. Caso ainda tenha dúvidas, não hesite em procurar ajuda de um profissional capacitado, como os redatores deste blog de vendas de TCC e Monografias. Lembre-se de que um trabalho bem fundamentado aumenta suas chances de obter uma boa nota e de ser reconhecido academicamente.

 
como fazer citação na monografia

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!