Artigos

Contextualização no TCC: Dicas e Métodos Práticos

como contextualizar um tema de tcc

Dentro de um mercado cada vez mais concorrido, é fundamental encontrar maneiras de aprimorar o seu currículo, certo? Quando falamos na carreira acadêmica, isso se torna ainda mais importante e pode ser um diferencial para o seu sucesso. Uma forma de fazer isso é ficando por dentro das principais práticas para realizar a contextualização do tema em seu TCC. Afinal, antes de definir as suas pesquisas, métodos e objetivos, é importante saber como fazer uma contextualização do artigo. Ou seja, apresentar o tema do seu estudo — e, é claro, como ele vai ser explorado para solucionar os questionamentos iniciais. Para ajudar você nessa tarefa, preparamos um artigo completo com 5 dicas que podem facilitar bastante. Continue a leitura deste texto e tire todas as suas dúvidas!

Principais pontos abordados:

  • Como contextualizar um tema de TCC;
  • Estratégias para a contextualização do TCC;
  • Passo a passo para contextualizar um tema de TCC;
  • Dicas para contextualizar o tema do seu TCC;
  • A importância da contextualização em um TCC;

Partes essenciais de um texto para o TCC

Em um TCC, os elementos textuais de sua estrutura se dividem em 3: introdução; desenvolvimento e conclusão. A introdução é de suma importância para todo o TCC, isso devido ao fato de ser a primeira impressão que o trabalho deixará para os avaliadores. Além disso, ela também representa um roteiro, que oferece muitas respostas de dúvidas sobre o TCC. A introdução afeta diretamente na determinação da nota e também da aprovação. Por essa razão, é preciso começar a desenvolver o TCC baseado na introdução, pois ela é um norte e um guia para o seu trabalho de conclusão de curso.

O fato é que uma introdução bem escrita vai ajudar os avaliadores a compreenderem a temática do TCC, como a pesquisa foi desenvolvida, metodologias utilizadas e objetivos, por exemplo. O desenvolvimento do texto é a parte onde estará presente o referencial teórico, a análise e também discussão do tema. É preciso usar os objetivos específicos como forma de roteiro para escrevê-lo. Geralmente, ele é formado por 3 capítulos, apresentando 2 para fundamentos teóricos e 1 voltado para comparação dos dados coletados na pesquisa. Por fim, temos a conclusão que é a parte do texto onde será possível realizar o fechamento do trabalho. Ela pode conter as limitações e obstáculos encontrados na conquista dos objetivos e da pesquisa em si, além da resposta encontrada para o problema e também possíveis recomendações para realização de outras pesquisas.

Conceito de contextualização

A palavra contextualização tem origem relacionada ao ato de dar contexto para algo. Normalmente, a finalidade em contextualizar algo é argumentar sobre as características e motivos de algo acontecer. Em suma, contextualização refere-se a viabilizar entendimento e compreensão sobre um determinado tema, com o intuito de permitir a melhor forma de explicá-lo no texto.

O fato é que a contextualização do assunto do TCC se inicia desde a escolha pelo tema em questão e percorre a coleta de dados e a pesquisa em si. Isso quer dizer que se for seguido um critério no trabalho de forma cronológica, será mais fácil reunir as informações coletadas e dar início à elaboração do texto do TCC.

Como fazer uma introdução de TCC

Uma introdução bem-feita é essencial para captar a atenção do leitor desde o início do trabalho de conclusão de curso. Para realizar uma contextualização do tema de forma precisa, é importante seguir algumas práticas fundamentais. Confira as 5 dicas principais!

O primeiro passo é atentar para a estrutura básica de uma introdução. Ela deve conter uma apresentação do tema escolhido, destacando sua relevância e justificativa. Além disso, é importante delimitar o objeto de estudo e os objetivos da pesquisa.

Evite informações desconexas ou pouco construtivas na introdução. Foque apenas nos aspectos relevantes para introduzir o tema e contextualizar a problemática. Evite também rebuscamento em excesso, utilizando uma linguagem clara e objetiva, adequada ao público-alvo.

Por fim, lembre-se de seguir as principais regras de formatação, como as normas da ABNT, para garantir a organização e padronização do trabalho. Com essas técnicas e práticas, você será capaz de elaborar uma introdução eficiente, que desperte o interesse do leitor e conecte-o ao seu trabalho de forma envolvente. Siga as dicas e eleve a qualidade do seu TCC!

FAQ

Como contextualizar um tema de TCC?

Para contextualizar um tema de TCC, é importante apresentar a relevância do assunto dentro do contexto acadêmico e profissional. Isso pode ser feito utilizando referências teóricas, dados estatísticos, exemplos práticos, entre outros recursos, de forma a demonstrar a importância e atualidade do tema escolhido.

Quais são as estratégias para contextualização de TCC?

Entre as estratégias para contextualização de TCC, estão: definir claramente o tema, estabelecer a relevância do assunto, apresentar dados e informações relacionadas, indicar a lacuna de conhecimento que o estudo pretende preencher e explicar como a pesquisa se encaixa na realidade atual.

Como fazer a introdução contextualizada de um TCC?

Para fazer a introdução contextualizada de um TCC, é importante apresentar o tema de forma clara, mencionar a importância do assunto, contextualizar a relevância acadêmica e profissional, apresentar a lacuna de conhecimento a ser preenchida pelo estudo e indicar como a pesquisa será desenvolvida para contribuir com a área de estudo.

Qual a importância da contextualização em um TCC?

A contextualização em um TCC é importante pois permite situar o tema dentro de um contexto acadêmico e profissional, demonstrar a relevância do assunto, evidenciar a lacuna de conhecimento a ser preenchida e nortear a pesquisa ao longo do trabalho.

Quais são as técnicas de contextualização para TCC?

Algumas técnicas de contextualização para TCC incluem: utilizar referências teóricas relevantes, apresentar dados e estatísticas atualizadas, buscar exemplos práticos relacionados ao tema, fazer uma revisão da literatura, mencionar a importância do tema para área de estudo, entre outras.

Links de Fontes

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!