Artigos

Guia Prático de Como Citar Artigos ABNT

como citar artigos abnt

A citação correta de artigos de acordo com as normas da ABNT é essencial para garantir a confiabilidade e padronização de trabalhos acadêmicos. Nesta seção, vamos apresentar um guia prático de como citar artigos ABNT, seguindo as regras estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Serão abordados os principais tipos de citação, como citação direta, indireta e citação da citação, e as formas corretas de realizar cada uma delas. Além disso, serão fornecidos exemplos de citações de acordo com as normas ABNT, para que você possa aplicar corretamente em seus trabalhos acadêmicos.

Destaques Principais:

  • Aprenda as regras da ABNT para citar artigos corretamente
  • Entenda os diferentes tipos de citação e quando utilizá-los
  • Saiba como realizar citações diretas, indiretas e de citação da citação
  • Exemplos práticos de citações de acordo com as normas ABNT
  • Mantenha a padronização e confiabilidade em seus trabalhos acadêmicos

Tipos de Citação de Acordo com as Normas ABNT.

Existem diferentes tipos de citação que podem ser utilizados de acordo com as normas da ABNT. Nesta seção, vamos abordar os principais tipos de citação, como citação direta, citação indireta e citação da citação. Explicaremos como realizar cada tipo de citação corretamente, de acordo com as regras estabelecidas pela ABNT. Serão apresentados exemplos de como fazer cada tipo de citação, tanto quando o autor é parte integrante do texto, quanto quando o nome do autor aparece ao final da citação. Com essas informações, você estará apto a realizar as citações de acordo com as normas ABNT em seus trabalhos acadêmicos.

Citação direta ABNT: A citação direta é a reprodução exata de um trecho de um artigo ou obra, utilizando as mesmas palavras do autor. Para realizar uma citação direta, é necessário incluir o sobrenome do autor, o ano de publicação e a página de onde foi extraída a citação. Por exemplo:

“Possuir conhecimento sobre as normas ABNT é essencial para garantir a qualidade dos trabalhos acadêmicos” (Silva, 2019, p. 25).

No caso em que o autor é parte integrante do texto, a citação direta pode ser feita da seguinte forma:

De acordo com Silva (2019, p. 35), “as normas ABNT são fundamentais para a padronização dos trabalhos acadêmicos”.

Citação indireta ABNT: A citação indireta consiste em parafrasear as ideias do autor, utilizando suas palavras, mas sem reproduzir o trecho exato. Nesse tipo de citação, também é necessário incluir o sobrenome do autor e o ano de publicação. Por exemplo:

Segundo Silva (2019), a familiaridade com as normas ABNT é crucial para garantir a qualidade dos trabalhos acadêmicos.

Citação da citação ABNT: Em alguns casos, pode ser necessário citar um autor citado por outro autor. Nessa situação, utiliza-se o termo “apud” para indicar a referência original e é necessário incluir tanto o autor original quanto o autor citado. Por exemplo:

De acordo com Santos (2008 apud Silva, 2019), “as normas ABNT auxiliam os pesquisadores na apresentação dos resultados de suas pesquisas”.

Tipos de Citação ABNT

Como Fazer Referências de Acordo com as Normas ABNT.

Além das citações, as referências bibliográficas são fundamentais para garantir a autenticidade e credibilidade dos trabalhos acadêmicos. Para elaborar referências de acordo com as normas ABNT, é importante seguir regras específicas. Aqui vamos apresentar o formato adequado para elaborar suas referências, seguindo as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

As referências devem conter informações essenciais, como o autor, o título da obra, local de publicação, editora e data de publicação. É importante mencionar esses elementos corretamente para que sua referência esteja completa e em conformidade com as normas ABNT. Por exemplo, na referência de um livro, a ordem dos elementos deve ser seguida e formatada de acordo com as regras. Já para os artigos de periódicos, outros detalhes devem ser incluídos.

Para ajudá-lo a compreender melhor como elaborar referências de acordo com as normas ABNT, apresentaremos exemplos práticos de diferentes tipos de obras, como livros, dissertações, artigos de periódicos, entre outros. Dessa forma, você terá os conhecimentos necessários para elaborar suas referências bibliográficas de forma correta e precisa, seguindo as normas ABNT em seus trabalhos acadêmicos.

Com estas orientações e exemplos, você estará apto a fazer referências de acordo com as normas ABNT de forma adequada. A aplicação correta dessas regras garantirá a confiabilidade e padronização dos seus trabalhos acadêmicos, além de evitar possíveis problemas com plágio ou falta de credibilidade nas suas fontes.

FAQ

Como citar artigos de acordo com as normas ABNT?

Para citar artigos de acordo com as normas da ABNT, é necessário seguir algumas regras específicas. Primeiramente, é importante mencionar o autor do artigo, seguido pelo título do artigo entre aspas. Em seguida, deve-se informar o título do periódico em itálico, o volume e número do periódico, páginas inicial e final do artigo, e a data de publicação. Por fim, é importante mencionar o URL ou DOI do artigo, se disponíveis. Exemplo: Sobrenome, Nome do autor. “Título do artigo.” Título do periódico, Volume, Número, ano, páginas. DOI ou URL.

Quais são os principais tipos de citação de acordo com as normas ABNT?

Os principais tipos de citação de acordo com as normas ABNT são: citação direta, citação indireta e citação da citação. A citação direta é quando o trecho do texto é reproduzido exatamente como consta no documento fonte. Já a citação indireta ocorre quando o autor utiliza suas próprias palavras para expressar a ideia do documento fonte. A citação da citação é quando o autor faz referência a um trecho citado por outro autor, ou seja, o autor original não foi consultado diretamente.

Como fazer referências de acordo com as normas ABNT?

Para fazer referências de acordo com as normas ABNT, é necessário incluir os seguintes elementos: autor(es), título da obra, local de publicação, editora e data de publicação. No caso de artigos de periódicos, também deve-se incluir o título do periódico, volume, número e páginas. Para obras online, é importante informar o URL ou DOI. Exemplo: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Local de publicação: Editora, Data de publicação.

Links de Fontes

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!