Fichamento de um artigo cientifico é um método de resumir uma ideia, opinião ou evento principal de tal forma que possa ser facilmente compreendido. Fichamento de um artigo cientifico é também chamado de “condensação” ou “sinopse fragmentada”. É um excelente método de apresentação que ajuda a analisar o texto inteiro antes de comentá-lo.
Com o objetivo de organizar e estruturar ideias, o leitor começa por ler um texto mais de uma vez. Em seguida, ele/ela extrai pontos de vista e faz anotações sobre eles. O leitor também pode usar cores diferentes para destacar palavras ou fazer anotações nas margens.
Para que serve fichamento de um artigo cientifico?
A técnica de fichamento de um artigo cientifico consiste em organizar em fichas as ideias contidas num texto. É uma forma muito útil de se estudar, porque permite visualizar as ideias mais importantes e o seu relacionamento entre si, de forma a fazermos uma compreensão global do assunto. A técnica de fichamento de um artigo cientifico consiste em organizar em fichas as ideias contidas num texto. É uma forma muito útil de se estudar, porque permite visualizar as ideias mais importantes e o seu relacionamento entre si, de forma a fazermos uma compreensão global do assunto.
Para fazer isso, é preciso adotar a forma que você considera mais prática. Leve em conta que se o fichamento for solicitado por um professor ou outro responsável, é importante seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
Breve leitura do texto que você planeja publicar. Uma vez que você tenha uma compreensão geral do que vai fichar, comece a ler novamente, mas desta vez mais devagar e prestando muita atenção aos detalhes. Esta segunda leitura serve para aprofundar ainda mais sua compreensão. Não se deixe distrair por opiniões ou comentários infundados: mantenha-se concentrado em fatos e ideias encontradas no texto. Comece a fichar um artigo de revista com três únicas leituras do texto. Você entregará sua primeira versão no início da semana seguinte e ela servirá fundamentalmente para despertar a sua atenção sobre os aspectos principais do conteúdo que você escolheu para fichar, pelo menos por enquanto.
A cotação deve ser precisa, o que significa que todas as informações do material de origem devem ser incluídas em suas notas. Use pontuação para distinguir entre quaisquer partes da fala que tenham sido omitidas na citação, mas não use pontos ou traços de elipse ao citar.
Tipos de fichamento de um artigo cientifico
Fichamento de citação compreende a reunião das frases mais importantes citadas em um texto. Por isso devem ser transcritas entre aspas. É preciso ter especial atenção para que as citações façam sentido, especialmente quando partes das frases são omitidas. Neste caso, você deve utilizar reticências entre colchetes (…) ou parênteses (…).
A fim de facilitar a identificação das citações, você tem três opções: 1) usar endnotes, 2) usar notas de rodapé ou 3) incluir a citação entre parênteses. Se você estiver escrevendo um papel onde notas de rodapé possam distrair, tente usar notas de rodapé em vez disso. As notas finais são colocadas no verso de um livro ou artigo, enquanto as notas de rodapé aparecem na parte inferior de cada página.
O fichamento da citação é baseado nas frases que são relevantes a um texto. As citações devem estar entre parênteses. Preste atenção ao significado e pontuação quando necessário, usando vírgulas (,) dentro de [], ou parênteses (…). O Fichamento da citação consiste na coleta das declarações mais importantes citadas no texto. Deve, portanto, ser escrito entre parênteses ou entre parênteses [FITCHAMENT (2011)], se forem omitidas partes da frase. Neste ponto, é importante lembrar que se for exigido por seu professor a fazer um fichamento, é necessário seguir a norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Use o melhor método que você achar útil. Lembre-se que se o fichamento de um artigo cientifico é uma tarefa solicitada por um professor, é importante seguir as diretrizes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).