Artigos

Numeração do TCC: Veja Quando Iniciar

a partir de qual página começa a numeração do tcc

A numeração do TCC é um aspecto importante na formatação do trabalho acadêmico. De acordo com as normas da ABNT, a numeração deve começar a partir da introdução e as páginas pré-textuais não devem ser numeradas, mas devem ser contadas. Não há uma regra específica quanto ao número de páginas do TCC, já que isso varia de acordo com o acordo entre aluno e orientador. No entanto, é importante que o trabalho seja claro, conciso e coerente, expressando adequadamente as ideias do autor.

Pontos Principais:

  • A numeração do TCC deve começar a partir da introdução.
  • As páginas pré-textuais devem ser contadas, mas não numeradas.
  • Não há um número específico de páginas para o TCC.
  • O trabalho deve ser claro, conciso e coerente.
  • A numeração de páginas deve seguir as normas ABNT.

Normas ABNT para a Numeração de Páginas no TCC

As normas da ABNT estabelecem algumas regras para a numeração de páginas no Trabalho de Conclusão de Curso. De acordo com a NBR 14724, a numeração deve começar a partir da folha de rosto e os números devem ser inseridos no canto superior direito da página, a 2 cm da borda. Além disso, a numeração deve ter tamanho 10. As partes pré-textuais, como a folha de rosto e as listas, devem ser contadas, mas não numeradas. Já as partes textuais, como a introdução, desenvolvimento, conclusão, referências e anexos, devem ser contadas e numeradas de acordo com as normas ABNT.

A tabela a seguir resume as regras da ABNT para a numeração de páginas no TCC:

Parte do TCC Contagem Numeração
Capa Não Não
Folha de rosto Sim Não
Lista de ilustrações, tabelas, abreviaturas, siglas e símbolos Sim Não
Sumário Sim Não
Introdução Sim Sim
Desenvolvimento Sim Sim
Conclusão Sim Sim
Referências Sim Sim
Anexos Sim Sim

É importante seguir corretamente as normas da ABNT para a numeração de páginas no TCC, pois isso contribui para a organização e padronização do trabalho acadêmico.

Como Numerar as Páginas no TCC usando o Word

No Word, é possível numerar as páginas de forma fácil e prática. Para começar a numeração a partir da introdução, é necessário utilizar a opção “quebras de página” para separar a parte pré-textual do restante do documento. Em seguida, é preciso inserir o número da página no cabeçalho superior direito, utilizando a opção “número de página” do menu “inserir”.

É importante desabilitar a opção de “desvincular à página anterior” para garantir que a numeração seja aplicada corretamente. Essas etapas garantem que as normas ABNT para a numeração de páginas sejam seguidas adequadamente no TCC.

Seguindo essas dicas simples, você poderá numerar as páginas do seu TCC de acordo com os padrões de numeração estabelecidos. Utilizando o Word, você terá a facilidade de inserir as quebras de página e números automaticamente, economizando tempo e esforço no processo.

FAQ

A partir de qual página começa a numeração do TCC?

De acordo com as normas da ABNT, a numeração do TCC deve começar a partir da introdução. As páginas pré-textuais, como a folha de rosto e as listas, não devem ser numeradas, mas devem ser contadas na contagem total de páginas.

Quais são as regras de numeração para o TCC?

As normas da ABNT estabelecem que a numeração de páginas no TCC deve seguir as seguintes regras: começar a partir da folha de rosto, inserir os números no canto superior direito da página, a 2 cm da borda, e utilizar o tamanho de fonte 10.

O que é a numeração no TCC?

A numeração no TCC refere-se à ordenação das páginas do trabalho acadêmico de acordo com um sistema sequencial. Isso facilita a localização de informações e a organização do conteúdo do trabalho.

Você tem dicas para a numeração de páginas no TCC?

Sim! Para garantir uma numeração correta no TCC, é recomendado utilizar as opções de “quebras de página” e “número de página” no Word. Assim, é possível separar a parte pré-textual do restante do documento e inserir os números de página no cabeçalho superior direito.

Existe um padrão de numeração para o TCC?

Sim, as normas da ABNT estabelecem o padrão de numeração para o TCC. As partes pré-textuais não são numeradas, mas devem ser contadas. Já as partes textuais devem ser contadas e numeradas a partir da introdução, seguindo a sequência estabelecida.

Links de Fontes

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!