Está escrevendo um currículo para uma função criativa? Aqui está o que você precisa saber:
Atenção profissionais criativos: o currículo padrão está vivo e bem. Enquanto alguns candidatos a emprego estão sendo criativos e explorando currículos em vídeos e infográficos, esteja ciente de que a maioria dos empregadores ainda esperam receber um currículo tradicional também.
Aqui estão oito dicas para escrever um currículo que seja claro, conciso e atraente:
Criar conteúdo customizado
Alguns candidatos veem a procura de emprego estritamente como um jogo de números. Eles enviam o mesmo currículo padrão e carta de apresentação para todos os empregadores com uma posição criativa aberta. Mal movimento. Direcionar seu argumento de venda para empregadores individuais é uma estratégia muito melhor. Pesquise exclusivamente a empresa ou agência online, siga-os nas redes sociais e veja os membros da sua rede para obter informações adicionais. Depois de ter uma noção da função e da organização, enfatize suas habilidades profissionais, experiência e realizações mais relevantes para essa oportunidade específica. Embora você não precise começar do zero sempre, uma pequena adaptação do currículo pode causar um grande impacto.
Mantenha a simplicidade ao escrever um currículo
Fique longe de jargões complicados, prosa florida e gráficos, fontes ou cores que distraem e que podem tornar seu currículo difícil de ler. Em vez disso, deixe seu portfólio mostrar sua criatividade. Ao elaborar seu currículo, use títulos de seção claros e marcadores para facilitar a navegação. Além disso, não confunda sua mensagem bagunçando seu currículo com informações pessoais irrelevantes que não têm relação com sua carreira. É ótimo que você ame programas de mountain bike e reforma de casa, mas mencionar esses interesses provavelmente não o ajudará a garantir uma entrevista de emprego.
Digite palavras-chave
Quem revisará seu currículo primeiro? O gerente de contratação? Alguém do departamento de recursos humanos Bem, pode nem ser um humano. Os empregadores costumam usar softwares para examinar currículos em busca de palavras-chave. Como você pode aumentar suas chances de fazer o corte inicial? Use o anúncio de emprego como seu guia tecendo palavras-chave sempre que possível (desde que os termos descrevam com precisão suas habilidades, é claro)
Resumir
Considere começar com um resumo profissional em vez de uma declaração de objetivo. Os empregadores costumam pular a declaração de objetivo porque leram muitas que são genéricas ou focadas em si mesmas. Um resumo cuidadosamente elaborado destacando suas qualificações mais impressionantes e pertinentes no topo da página pode transmitir rapidamente porque você merece uma consideração mais aprofundada. Também é um bom lugar para incorporar palavras-chave.
Mostre, não diga
Número rígidos – não auto elogios vazios – o ajudarão a se destacar e a provar seu valor. Os empregadores procuram candidatos que enfatizem os resultados – não apenas as responsabilidades. Enquanto alguns candidatos se gabam de quão ‘’bem-sucedidos’’, ‘’esforçados’’ e ‘’eficientes’’ eles são em suas funções, essas afirmações só têm impacto quando são apoiadas por especificações. Seja você um designer ou redator, quantifique suas contribuições para os resultados financeiros. Pensar em termos de métricas destaca seu valor e perspectiva orientada para resultados.
Nunca falsifique os fatos
A prática de preenchimento de currículo não é nova, mas continua sendo uma ideia realmente horrível. A maioria das empresas conduz referências ou verificações de antecedentes, e apenas uma ‘’mentira leve’’ pode fazer com que os empregadores questionem a sua integridade. Prolongar as datas de emprego ou aumentar o título de um cargo anterior não vale o risco. O mundo criativo e de marketing é surpreendentemente pequeno; proteja sua reputação mantendo-a real.
Não faça menção de dinheiro
Nunca inclua seus requisitos salariais, a menos que um empregador solicite especificamente essas informações no anúncio de emprego (isso raramente acontece.) Fazer referência a dinheiro em seu currículo pode soar como uma presunção. Espere até conseguir uma entrevista e o empregador manifestar interesse em fazer uma oferta de emprego antes de considerar abordar o assunto delicado do salário.
Revisar, revisar e revisar
Um designer amigo meu uma vez me pediu para revisar seu currículo. Quando ele viu que eu sinalizei alguns erros de digitação, ele riu e disse: ‘’Veja, não sou uma pessoa que fala palavras.’’ OK, cara, mas seu trabalho exige atenção aos detalhes, certo? Gerentes de contratação limitados têm muito menos probabilidade de entrevistar candidatos descuidados. Proteja-se contra pessoas que estão executando a verificação ortográfica, mas também revise lentamente seu currículo na tela e no papel. Pedir a um amigo para obter ajuda na edição (e depois estar aberto ao feedback) também não fará mal.