Artigos

5 princípios estoicos para a vida moderna

Aplicando uma filosofia anciã no século 21

Os gregos refletiram muito sobre como a vida deveria ser vivida, de Aristóteles a Sócrates e Platão, mas uma de suas filosofias mais práticas continua sendo mal compreendida pela maioria das pessoas: o estoicismo. Apesar da reputação merecida de estoicismo ser sinônimo de ausência de emoção, ele pode realmente levar a um estilo de vida incrivelmente satisfatório. O estoicismo é uma filosofia muito antiga que pode ser praticada por qualquer pessoa para aumentar sua felicidade; muitas ideias que você já pode praticar em suas interações diárias. 

O estoicismo é, em sua raiz, uma filosofia para minimizar as emoções negativas em sua vida e maximizar sua gratidão e alegria; inclui práticas de atenção plena e vida baseada em valores. O estoicismo é uma ferramenta para amplificar sua experiência humana, tanto interna quanto externamente. Neste artigo, vou compartilhar algumas das maneiras que os estoicos pensam, explicando o significado por trás de algumas das citações de seus praticantes mais famosos. Ao incorporar alguns de seus processos de pensamento em nossas vidas diárias, acredito que encontraremos mais alegria em nossas tarefas diárias e responderemos com mais resiliência aos problemas e desafios que surgem.

Princípio #1: Você não pode mudar as coisas fora de seu alcance, mas pode mudar sua atitude

‘’Você tem poder sob sua mente – não eventos externos. Entenda isso, e você vai achar força.’’

– Marcus Aurelius, Meditações

Um componente chave do estoicismo é praticar a atenção plena. Reconheça os eventos em sua vida sobre os quais você tem e não tem controle. Se você fica frustrado com eventos fora de seu controle, está desperdiçando energia e estimulando emoções negativas. A prática estoica de proteger sua mente de circunstâncias fora de seu controle é mais bem ilustrada por uma história budista. O antagonista da história é Mara, uma inimiga de Buda. Mara ouviu falar dos poderes do Buda e tentou destruí-lo, por isso enviou um poderoso exército. Mara instruiu os soldados a atirarem pedras em chamas no Buda, mas, quando se aproximaram dele, transformaram-se em flores e caíram. O adversário de Buda então instruiu o exército a atirar flechas no Buda, mas novamente as flechas se tornaram flores assim que chegaram perto da esfera de Buda. Não havia nada que Mara pudesse fazer para prejudicar o Buda porque o Buda havia dominado a habilidade de proteger sua felicidade de eventos externos. Eu traço as rochas e flechas paralelas aos pensamentos negativos sobre as circunstâncias externas. Você não pode alterar esses eventos; você só pode mudar sua atitude em relação a eles. Através dessa compreensão, nossa mente pode se tornar impenetrável. Enquanto pudermos controlar nossas atitudes e reações, podemos muito bem nunca ser influenciados negativamente por eventos externos.

Princípio #2: Não seja vítima da natureza materialista da sociedade moderna.

‘’A riqueza não consiste em ter grandes posses, mas em ter poucos desejos.’’

-Epicteto

Nossa sociedade consumista parece criar mais desejo do que satisfazer. Nossa exposição constante à mídia e publicidade nos mantém querendo e vendo melhor lá fora – nós gastamos nosso dinheiro arduamente ganho na última moda, convencidos de que ela nos deixará satisfeitos até a versão 2.0 sair no próximo ano. Se nos esforçamos para querer menos, nosso desejo diminui e ficamos mais satisfeitos com o que temos, o que nos leva a próxima citação.

Princípio #3: Imagine a vida sem as pessoas e bens, que você realmente tem, para apreciá-los

‘’Não se entregue aos sonhos de ter o que você não tem, mas considere as principais bênçãos que você possui, e então, agradecido, lembre-se de como você ansiaria por elas se não fossem suas.’’

-Marcus Aurelius, Meditações.

Percebemos agora que querer mais leva à insatisfação – então, como encontramos a felicidade? A chave está na gratidão. Devemos valorizar tudo o que temos e encontrar alegria nisso. Vivemos um período incrível da história com fácil acessos às necessidades e tecnologias que proporcionam um padrão de vida imprevisível há apenas algumas gerações. Em vez de apreciar isso, consideramos isso um fato. Uma prática estoica é imaginar que você perdeu alguns de seus bens valiosos. Pode parecer deprimente no início, mas ao imaginar essas perdas, passamos a apreciar mais o que temos. É imperativo que não coloquemos muita necessidade nas coisas que temos – pois elas podem nem sempre estar lá. Ser um estoico significa encontrar a felicidade por meio de tudo o que você tem – se você enfatizar um item  externo e ele for retirado, o estoico não deve ficar chateado, mas sim grato por ter o objetivo para começar. Tudo é emprestado do universo. A missa vai e vem, mas a bondade permanece e aí reside a alegria.

Princípio #4: Seja genuinamente alegre em todas as suas interações

‘’Um homem assim fundamentado deve, queira ou não, necessariamente ser acompanhado por uma alegria constante e profunda que venha de dentro, pois ele encontra prazer em seus próprios recursos e não deseja alegrias maiores das que encontra em seu interior.’’

-Sêneca

Agora sabemos que a felicidade vem de dentro e de valorizar tudo ao nosso redor. Já que, com a mentalidade estoica, nossa felicidade pode se tornar independente de outros fatores; devemos estar alegres o tempo todo como estoicos, porque nada desejamos mais do que a experiência humana. Se desejássemos mais, poderíamos ficar desapontados. Isso não significa que os estoicos não possam desfrutar das coisas boas da vida – significa apenas que não devemos considerá-las necessárias para nossa felicidade. Somente fornecer bondade ao mundo por meio da ajuda às pessoas e do avanço da sociedade – algo que cada um de nós é capaz de fazer diariamente – pode nos tornar verdadeiramente realizados.

Princípio #5: Praticar seus valores é melhor que pregá-los

’Não explique a sua filosofia. Incorpore ela.’’

-Epicteto

A filosofia estoica requer muita responsabilidade pessoal. Não é que você deva ser insanamente duro consigo mesmo, mas deve entender que cada decisão que toma ao longo do dia contém uma dimensão moral. O estoicismo deve ser praticado se você deseja influenciar o mundo de uma maneira melhor. Pergunte-se regularmente: ‘’Qual é a melhor maneira de agir nessa situação?’’ Você deve procurar fazer escolhas com base em seus valores pessoais para aumentar o bem maior. Viva de acordo com seu código moral. Eu pessoalmente descobri que as lições de estoicismo, se praticadas, podem aumentar nossa qualidade de vida. O estoicismo não é uma filosofia de ‘’tudo ou nada’’; sinta-se à vontade para escolher quais partes do estoicismo teriam melhor impacto em sua vida. Para resumir o estoicismo, não se deixe levar pelo materialismo, tenha interações animadas com seus colegas para educá-los, execute o trabalho diligentemente e para o bem maior e reconheça o que está dentro e fora de seu controle – não deixe as coisas escaparem do seu controle e afetarem sua alegria. Quando coisas frustrantes acontecem, respire, reconheça sua emoção e a razão dela, e deixe passar. Você não pode fazer nada sobre isso de qualquer maneira. Tudo o que você pode controlar é a sua reação, e tudo o que você pode fazer é incorporar a bondade e valorizar tudo o que você tem, que é algo que tenho certeza de que todos podem fazer.

Seu tempo está reduzido?
Nossos profissionais podem ajudar você.

Conte com profissionais especializados na sua área com trabalhos feitos com garantia anti plágio e total segurança. Compra de tcc de forma fácil e segura.

Deixe um comentário

Conversar agora
1
Vamos conversar!
Olá
Estamos online!